O Salão de Los Angeles (EUA) acaba de revelar o novo Audi e-tron GT concept, que completa a trinca de sua nova onda de elétricos – formada ainda pelo recém lançado SUV e-tron e o e-tron Sportback. Com medidas e receita similares às do novo A7, o conceito foi desenvolvido em parceria com a Porsche, por isso usa a mesma plataforma e o conjunto de baterias do “primo” Porsche Taycan.
LEIA MAIS: SUV mais caro do mundo é exposto no Salão de Los Angeles, nos EUA
São dois motores elétricos, um em cada eixo, que desenvolvem 590 cv. A autonomia, segundo a marca, chega a 400 km no ciclo WLTP, um modo de economia baseado nos sistemas elétricos. Além disso, as baterias do Audi e-Tron GT podem ser carregadas a até 80% em somente 20 minutos, graças às novas tecnologias de recarga rápida.
LEIA MAIS: E-Tron, primeiro Audi elétrico fabricado em série na história da marca alemã
Os números de desempenho impressionam: a aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 3,5 segundos – quase tão rápido quanto um Audi R8 , que atinge a marca em 3,2 segundos. A velocidade máxima é limitada a 240 km/h, entretanto, a montadora garante que não demora a atingi-la, uma vez que de 0 a 200 km/h realiza em apenas 12 segundos — o mesmo que um carro popular demora para ir até 100 km/h.
LEIA MAIS: Audi Pebble Beach 18: Nasce elétrico que mistura moto, hatch e carro de corrida
O Audi e-tron GT conta com discos de cerâmica de alto desempenho. Além disso, contribui para fornecer energia ao sistema de regeneração de energia, que converte o movimento dos discos de freio e a temperatura geradas durante as frenagens em energia para as baterias. Essas são tecnologias que os carros elétricos vem adotando cada vez mais para ganhar eficiência.
LEIA MAIS: Mercedes-Benz apresenta elétrico de 750 cv inspirado em clássicos das corridas
Design que destaca o Audi e-tron GT
Já o design é bastante agressivo. Chamam a atenção a ampla grade hexagonal e os faróis de LED Matrix, com gráficos que imitam raios na dianteira. Atrás, as semelhanças com o A7 se tornam mais evidentes graças à faixa de LEDs que conecta as lanternas. Enquanto isso, nas laterais, destaque para a ausência de maçanetas nas portas, os vincos bastante pronunciados e as rodas esportivas de 22 polegadas.
LEIA MAIS: Audi poderá ter novo de luxo SUV Q9, mas deverá desistir do pequeno Q1
A cabine tem um ar minimalista, bem mais que as dos modelos atuais da marca, que conservam padrões e identidades visuais mais discretas. O volante com topo e base aplanadas revestido de couro Alcântara, as telas sensíveis ao toque e o painel de instrumentos digital dão ares futuristas.
LEIA MAIS: Audi RS3 com motor de Fórmula E entrega 1.180 cv de potência
Segundo a marca, cores claras na parte superior da cabine e a cor gradualmente mais escura no piso criam a impressão de largura livre. Os assentos esportivos, que dizem ter sido inspirados inspirados nos utilizados pelo automobilismo, fornecem suporte lateral otimizado. Quanto ao espaço para as bagagens, o porta-malas oferece até 450 litros de capacidade de bagagem. Embaixo do capô, há mais 100 litros. A montadora afirma que o Audi e-tron GT começará a ser produzido no final de 2020, com as primeiras entregas aos clientes no início de 2021.