Toyota e Panasonic se unem para desenvolver novas baterias e outras tecnologias para carros elétricos
Divulgação
Toyota e Panasonic se unem para desenvolver novas baterias e outras tecnologias para carros elétricos

A Toyota e a Panasonic assinaram um acordo de parceria para a produção de baterias com maior capacidade para carros elétricos. Elas serão produzidas em novas fábricas especializadas no Japão e na China, bem como receberão suporte de uma equipe de desenvolvimento, que estarão continuamente realizando testes e estudos para agregar mais eficiência aos híbridos e elétricos. As operações estão previstas para se iniciarem em 2020.

LEIA MAIS: Veja 5 carros híbridos e elétricos que chegarão ao Brasil até 2019

Toyota Prius será um dos carros elétricos da marca que deverão se desenvolver ainda mais após 2020
Divulgação
Toyota Prius será um dos carros elétricos da marca que deverão se desenvolver ainda mais após 2020

Segundo a publicação Nikkei Asian Review, a Toyota ficará com 51% da futura empresa e a Panasonic 49%. Os objetivos com a união entre a Toyota e Panasonic  incluem o desenvimento de baterias com capacidade 50 vezes maior que as utilizadas atualmente, além de baixar o custo com a produção em massa. Além disso, principalmente para a Toyota, a meta inclui aumentar a produção de carros elétricos para atingir 5,5 milhões de unidades até 2030.

LEIA MAIS: Volkswagen antecipa estação de recarga móvel para carros elétricos

No plano da investigação e desenvolvimento, ambas as empresas japonesas falam do eletrólito sólido como protagonista entre as novas tecnologias, sempre agregadas às baterias de íon-lítio . Trata-se de um dos sistemas mais promissores para melhorar a capacidade das baterias atuais, pelo o que se concluiu. Com menos expressividade dentro do acordo bilateral, mas com os mesmos objetivos, estão as marcas Nissan, Honda, Mazda, Daihatsu, Subaru, além da GS Yuasa e o governo japonês. Cada um ao seu modo, devem dar mais detalhes sobre como isso impactará os seus planos para o futuro.

LEIA MAIS: Aluguel de carros elétricos e híbridos já é realidade, apesar dos poucos à venda

Alemã, de volume, que investe nos carros elétricos

A Volkswagen aposta alto em uma nova geração de carros elétricos que vai começar a chegar  até o fim do ano
Divulgação
A Volkswagen aposta alto em uma nova geração de carros elétricos que vai começar a chegar até o fim do ano

Segundo afirma o chefe de estratégia da Volkswagen, Michael Jost, a marca vai desenvolver a sua última geração de veículos não eletrificados. Ou seja, a partir de 2026, somente carros elétricos e híbridos sairão das fábricas da matriz. A Volkswagen fez uma mudança estratégica para a produção de carros elétricos após o escândalo envolvendo as emissões de diesel, em 2015, o que forçou a empresa a pagar mais de 27 bilhões de euros (R$ 118 bilhões) em multas por esconder níveis de poluição excessiva.

LEIA MAIS: Carros elétricos e híbridos da VW entrarão no lugar dos a combustão, em 2026

Segundo o chefe de estratégia, Michael Jost, os desafios que a marca enfrentará serão o de adaptar os carros a gasolina e diesel para atender padrões ambientais durante toda a vida útil, mas agora está comprometida a passos radicais para combater o aquecimento global. Ainda segundo o executivo, como forma de cumprir as metas do acordo climático de Paris, a Volkswagen também mudou suas referências de desenvolvimento de carros para incluir a meta de cortar os níveis de poluição de dióxido de carbono durante a produção. O Brasil, entretanto, não deverá se incluir nessas mudanças para os carros elétricos tão cedo.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!