Após 15 anos sem grandes alterações, segundo o site Automotive News , a picape Nissan Frontier de nova geração, já em modelo 2021, deverá chegar antecipada ao mercado norte-americano, já em setembro de 2020. Atualmente, a picape da marca japonesa é a única que tem ticket médio mais baixo nos EUA, com preços a partir de US$ 18.990, ante US$ 32,8 mil do segmento. Para o Brasil, entretanto, não há data confirmada a novidade para chegar, bem como poderá ter (ou não) algumas características específicas para o nosso mercado.
LEIA MAIS: Veja 5 razões para levar a VW Saveiro e não a rival Fiat Strada, líder de vendas
Tal como a GM fez com a Chevrolet S10 — “irmão” da picape Colorado americana, que conta com algumas diferenças no Brasil — a Nissan Frontier brasileira poderá receber características específicas do nosso mercado. Mas em geral, para todos as Frontier ao redor do mundo, o visual deverá adotar uma dose maior de robustez e as opções de carroceria serão mais numerosas, incluindo a versão de cabine estendida que, não temos por aqui.
LEIA MAIS: Nova picape da Ford chega em breve para concorrer com Toro, Oroch e Tarok
Sucesso de vendas
A estratégia que a Nissan adota é direcionada exatamente para o sucesso do segmento nos EUA, com Ford F-150 sendo o carro mais vendido de todos por lá, há mais de 30 anos. Mesmo datado, a Frontier atual ainda vende consideravelmente bem e não faz feio diante das rivais mais modernas.
Você viu?
LEIA MAIS: SUVS e picapes que fazem sucesso no exterior e esperamos que cheguem ao Brasil
Para efeito de comparação, em 2018 foram emplacadas, só nos EUA, 79.646 Frontier, aproximadamente 30 mil a mais que a irmã maior Titan. A categoria é liderada pela Toyota Tacoma (245 mil unidades) e conta também com a participação de Chevrolet Colorado (135 mil), GMC Canyon, Honda Ridgeline e, mais recentemente, Ford Ranger e Jeep Gladiator.
LEIA MAIS: Segredo! Nova picape da GM chega em 2020 para concorrer com a Fiat Toro
Atualmente, nos EUA, a Frontier é vendida com cabine simples, estendida ou dupla, bem como opcional de tração nas quatro rodas. Além disso, tem duas opções de motor: um 2.5 de 4 cilindros e um 4 litros V6, ambos à gasolina. Enquanto o primeiro entrega 156 cv e 23,6 kgfm, o segundo desenvolve 261 cv e 38,8 kgfm.
LEIA MAIS: Nissan Frontier 2019: o impactante retorno da versão Attack 4x4
A versão mais cara da Nissan Frontier nos EUA é a SL Crew Cab, com cabine dupla, motor V6 e tração nas quatro rodas, por $36,850. Nesta versão, traz sistema de som premium, com sistema de navegação e outras tecnologias de última geração da marca. Em geral, une utilidade com os atributos de carros urbanos.