Previsto para ser vendido no Brasil entre 2020 e 2021, o inédito Renault Arkana acaba de ser revelado por completo. É pensado para se posicionar acima do Captur, atendendo as demandas dos mercados emergentes. O primeiro país a recebê-lo será a Rússia, já no mês que vem, com a pré-venda que por lá se iniciou hoje. Em outro momento, chegará também na Índia.
LEIA MAIS: Demos uma volta no Renault Kwid Outsider, nova versão com apelo aventureiro
Falta saber quando o Renault Arkana chegará ao Brasil, e isso depende de alguns fatores, entre eles o da tributação excessiva. Na semana passada, a montadora francesa disse que um novo ciclo de investimentos será implantado no Brasil, com a meta de alcançar os 10% de participação de mercado. De qualquer forma, a chegada do SUV ao País é dada como certa, embora a Renault ainda não confirme.
O modelo da matéria em questão é o da pré-venda é a versão limitada Edition One, que com apenas 100 unidades disponíveis, na Rússia sai por 1.419.990 rúpias (cerca de R$ 89 mil), enquanto a versão com tração integral custa 1.499.990 rúpias (R$ 94 mil).
O primeiro aspecto que chama atenção é o visual, que surgiu após pesquisas de mercado que constataram que muitos de seus clientes queriam um carro que combinasse "a elegância de um sedã com as vantagens de um SUV" — algo que pode se relacionar com o fim do Fluence.
LEIA MAIS: Por que os preços da Renault e da Fiat estão baixando no Brasil?
E quando se analisa os SUVs-cupês , todos são carros mais sofisticados (e logo, caros) de marcas como BMW, Mercedes-Benz e outras. A partir disso, a fabricante francesa pensa em se destacar pela maior acessibilidade com a novidade.
Você viu?
Em relação ao Renault Captur , seu porte é maior. Mede 4,545 metros de comprimento, 1,820 m de largura, 1,565 m de altura e 2,721 m de entre-eixos. São 22 cm mais de comprimento e 5 cm a mais de entre-eixos. Além disso, os balanços curtos, o vão livre de 205 mm, as rodas de 17 polegadas, e 21° e 26° de ângulo de entrada de saída respectivamente chamam atenção.
Equipamentos de série
Na versão Edition One, o Renault Arkana é equipado com bancos de couro, faróis full-LED, acabamento cromado na carroceria, rodas de liga leve de 17 polegadas, central multimídia de 8 polegadas com conexão Android Auto e Apple CarPlay, chave-cartão com acabamento vermelho, e sistema de som BOSE com 8 alto-falantes, um subwoofer e um amplificador digital.
LEIA MAIS: Renault Sandero Stepway: hatch aventureiro à espera de um "upgrade"
Segundo declarações oficiais, o interior foi desenhado para colocar o motorista em foco, com o console central e a central multimídia voltados levemente para o condutor. Entre outros equipamentos, incluem iluminação ambiente com 8 opções de cor, bancos com ajuste de lombar e de altura, aquecimento nos assentos traseiros, nos vidros, espelhos e no volante.
Em todas as versões, o Renault Arkana será vendido com chave presencial. As portas são travadas automaticamente quando o motorista se afastar do veículo com a chave, bem como tem capacidade de ligar o motor pela chave a uma distância de até 200 metros. O porta-malas tem capacidade para 508 litros, ou 1.333 litros com os bancos traseiros rebatidos.
LEIA MAIS: Elétrico que poderá vir ao Brasil adianta o visual do novo Renault Kwid
Ainda falando do Renault Arkana na Rússia, tem sistema de tração 4x4 e 4x2, este também com os modos Auto e Lock. O sistema funciona até 80 km/h, e permite que a transmissão de movimento às rodas seja a mesma entre elas. Quanto ao motor, terá duas: o maior destaque é 1.3 TCe turbo de 150 cv e 25,5 kgfm, que utiliza o câmbio CVT X-Tronic. Segundo divulgado oficialmente, entrega um consumo de 14,2 km/litro e tem autonomia de 700 km. A segunda opção será o 1.6 de 114 cv a gasolina, combinado ao câmbio manual de 5 marchas (6 posições na versão de tração integral).