Julho marca o fim da primeira metade de um ano turbulento para a indústria automotiva. Há apenas seis meses, Jair Bolsonaro assumiu o governo brasileiro, a Ford anunciou o fechamento de uma de suas fábricas e a GM intensificou seus investimentos para assegurar a permanência no mercado. Muita coisa aconteceu, e vários lançamentos prometidos em 2018 — que estão na lista dos carros mais legais que dirigimos — finalmente chegaram ao mercado.
LEIA MAIS: Conheça 5 versões ruins de carros legais
Mais de 45 veículos já passaram por nossa redação nesse período — muitos deles totalmente novos — além de todos os lançamentos de carros realizados pelo Brasil. Para fazer um balanço do fechamento do semestre, a reportagem do iG Carros elege os 5 carros mais legais que dirigimos até a metade de 2019.
1 - VW T-Cross
A lista não poderia começar com outro modelo se não o principal lançamento da Volkswagen do Brasil na década. O VW T-Cross demorou, mas chegou, e será fundamental para a nova estratégia da marca alemã na América do Sul. Feito em São José dos Pinhais (PR), o modelo é vendido com duas opções de conjunto mecânico: 1.0 TSI de 128 cv (manual e automático), e 1.4 TSI de 150 cv (apenas automático, de seis marchas). A Volkswagen também faz versões 1.6 MSI, mas estão restritas para importação.
LEIA MAIS: Veja as 5 fabricantes mais bem avaliadas pelos clientes no Brasil
Destacamos o T-Cross por sua proposta e dirigibilidade. Baixo e compacto, é um SUV que se assemelha bastante aos hatches médios que tanto sentimos falta. Ou seja: um utilitário esportivo para quem realmente gosta de dirigir. Não demorou para se tornar o nosso modelo favorito na categoria.
2 - Nissan Leaf
Quem não está investindo na tecnologia elétrica ficará para trás. Por sorte - ou competência - a Nissan já faz isso desde 2010. Ainda no começo do ano passado, a marca japonesa já havia batido o martelo sobre trazer o Leaf oficialmente para o Brasil, e seu primeiro contato com o público aconteceu durante o Salão do Automóvel, em novembro último. Chega até o fim deste mês de julho por R$ 178.400.
No mês passado, nossa reportagem teve a oportunidade de andar em uma das primeiras unidades do Leaf emplacadas no País pelas ruas de São Paulo. O compacto elétrico se mostrou muito dinâmico e divertido, tanto para quem busca uma condução mais confortável quanto acelerar. Com 149 cv de potência e 32,6 kgfm de torque, é um dos carros mais legais que já andamos.
Você viu?
3 - Porsche 911
“O lendário cupê beira a perfeição”. Dessa forma, nosso editor esteve no lançamento da nova geração do 911. O esportivo de R$ 679 mil chega com motor de 450 cv e uma série de mudanças no desenho e nas partes estrutural e mecânica.
Cheio de homenagens aos modelos anteriores, o 911 permanece leal ao seu popular slogan: “o corpo evolui, mas a alma continua a mesma”. Basta agredir o pedal do acelerador para que o esportivo atinja 100 km/h em míseros 3,5 segundos. Além disso, ele também pode atingir mais de 300 km/h de velocidade final.
LEIA MAIS: Conheça 5 acessórios perigosos que você deveria evitar
4 - Audi RS4 Avant
A emblemática perua alemã ficou menos superlativa em sua nova geração. O grande motor 4.2 V8 que girava até 8.200 rpm foi substituído por um novo 2.9 V6 que pode descarregar 450 cv. Mesmo com o propulsor menor, bastam algumas aceleradas para que a Avant, que já conquista por fora com seu design alinhado, ganhar completamente o coração do afortunado ao volante.
LEIA MAIS: Audi RS4 Avant: foguete para a família. Veja as primeiras impressões ao volante
Apesar dos números brutais, a RS4 se destaca por sua boa dinâmica na cidade. A suspensão não é tão dura quanto a de outros esportivos, tornando-a muito simpática para quem também utiliza o carro na cidade. Ou seja: praticamente perfeita.
5 - Jaguar I-Pace
O último modelo de nossa lista é o novo SUV elétrico da Jaguar. Apesar de ser classificado como um utilitário pela fabricante britânica, o termo “crossover” é mais apropriado. Foi o que comprovamos após acelerar o I-Pace no Autódromo Velo Città, em meados de maio. Ele é baixo, esticado e surge montado em grandes rodas de aro 20.
LEIA MAIS: Jaguar I-Pace: SUV elétrico é diversão garantida na pista
Dessa forma, o carro parece algo bem próximo de um hatchback anabolizado. São 400 cv de potência e 69 kgfm de torque, capazes de colocar o I-Pace aos 100 km/h em míseros 4,8 segundos. Além disso, ele também pode percorrer mais de 312 km com apenas uma carga. Um SUV como todos deveriam ser, não poderia deixar de estar na lista dos carros mais legais.