Tamanho do texto

Além dos carros, estão motos, cenários e desenhos esquemáticos de 20 filmes diferentes. A exposição deve ser uma das maiores de ficção científica

DeLorean
Divulgação
Entre os 50 carros de filmes, o DeLorean definitivamente será um dos mais aclamados pelo público

Carros de filmes não deixam de ser conceituais, sempre pensados para esbanjar exclusividade e habilidades fora do comum. Com isso, são tão eficazes em mexer com o imaginário dos espectadores com suas formas incomuns. De modo a aproximar os fãs às máquinas, o museu Petersen Automotive em Los Angeles (EUA) reuniu vários deles para uma exibição.

LEIA MAIS: Relembre carros famosos de clipes, filmes e séries de TV do Brasil

Inaugurado em 1994, é um dos museus automotivos mais renomados do país. Agora, ele está à disposição dos carros de filmes com a exibição Hollywood Dream Machines, ou “máquinas dos sonhos de Hollywood”. Ao todo, 50 veículos de 20 diferentes filmes de ficção científica se reúnem, junto a objetos de cenários e desenhos esquemáticos, parte da criação desses universos imaginários.

LEIA MAIS: 10 filmes de carros que marcaram a história do cinema mundial

Os carros de filmes

Mach 5
Divulgação
De volta ao Passado com Mach 5, de Speed Racer, que também está incluído entre os modelos de carros de filmes

Entre eles, está o DeLorean , a máquina do tempo de "De Volta para o Futuro". Além dele, os visitantes poderão conhecer uma experiência de realidade virtual mostrando detalhes do veículo. Entre outros, está o Batmóvel (Batmobile) de 1989, dirigido por Tim Burton. Outros destaques são o Mach 5 de "Speed Racer" (2008), o Black Beauty de "Besouro Verde" (2011), e o Bumblebee de "Transformers" (2007 a 2017).

LEIA MAIS: 5 carros dos filmes da Marvel, cujos super-heróis foram criados por Stan Lee

Além disso, estão expostos o Audi RSQ de "Eu, Robô" (2004), Audi R8 do "Homem de Ferro" (2008), o RT01 de "Prometheus" (2012), GM Ultralight de "O Demolidor" (1993), e a viatura de "Blade Runner" (1982). Entre os carros de filmes menos conhecidos, está o Shala Vette de "Corrida da Morte" – Ano 2000 (1975). E como se não bastasse, a mostra contempla o "Pantera Negra" (2018), "Jogos Vorazes" (2012), "Mad Max: Estrada da Fúria" (2015), e "A Vigilante do Manhã: Ghost In The Shell" (2017).

LEIA MAIS: Veja 5 protótipos de filmes que inspiraram as versões feitas em série

Não são somente os carros que têm o seu espaço. As motos de filmes também. Entre elas, a Batpod de Batman: "O Cavaleiro das Trevas" (2008); a "Light Cycle de Tron: o Legado" (2010), e a moto exterminadora de "O Exterminador do Futuro: A Salvação" (2009). Ou seja, o que não faltam são diferentes modelos para diferentes gostos.

LEIA MAIS: Veja 5 carros à venda no Brasil, mas que são difíceis de achar nas ruas do País

Segundo Terry L. Karges, diretor-executivo do Petersen Automotive Museum: "Com mais de 40 motos e carros de filmes espalhados pelo museu, a exposição é uma homenagem à indústria sobre a qual Los Angeles foi construída. Não podemos esperar para explorar a fantasia e os conceitos ficcionais por trás desses veículos extraordinários com o mundo".