Após uma tonelada de lançamentos em 2019, é normal que as fabricantes tomem um tempinho para o desenvolvimento de novos produtos no ano que vem, certo? Errado! Algumas marcas já marcaram datas em 2020 para a estreia de modelos completamente renovados, inclusive, carros que vendem bem, mostrando que o ano deverá fechar a década com chave de ouro.
LEIA MAIS: Confira quais serão os novos modelos da VW no Brasil até 2025
Partindo disso, a reportagem do iG enumera cinco carros que vendem bem
no Brasil, e serão renovados por completo em 2020. Acompanhe a lista.
1 - Renault Duster
Antecipado no Brasil desde que sua versão da Dacia foi mostrada na Europa em 2017, o novo Duster finalmente será lançado por aqui no ano que vem. O SUV, inclusive, já está sendo vendido em alguns países da América Latina (importado da Romênia), mas a versão nacional será fabricada em São José dos Pinhais (PR).
Em um primeiro momento, o Renault Duster deverá manter os motores 1.6 e 2.0 da família SCe - lançada em 2017. O motor 1.0 turbo, de 99 cv de potência, apresentado na Europa, ficará para 2021, quando a Renault adotar retoques no visual do irmão Captur.
2 - Nissan Versa
O segundo trimestre de 2020 será marcado pelo lançamento do novo Versa, o primeiro lançamento inédito da Nissan em quatro anos. Apesar de ser um modelo totalmente novo (importado do México) sua chegada não vai tirar a versão nacional de linha. Este mudará o nome para Nissan V-Drive.
LEIA MAIS: Dossier Nissan: Veja todos os lançamentos para o Brasil até 2022
O pacote nacional ainda não foi confirmado, mas o Nissan Versa é vendido nos Estados Unidos com motor 1.6, de 122 cv e 15,5 kgfm de torque. Entre os principais destaques da lista de equipamentos há partida por botão, central multimídia com tela de 7 polegadas, câmera de ré, entrada USB, bancos traseiros com encostos bipartidos e rebatíveis, entre outros.
Você viu?
3 - Honda Fit
A nova geração do Honda FIt foi atração do Salão de Tóquio (Japão) no fim do mês passado, e deverá chegar ao Brasil no ano que vem, já como modelo 2021. Poucos detalhes foram revelados durante a apresentação, mas sabemos que o modelo contará com cluster digital, multimídia modernizado, novos motores e freio de estacionamento eletrônico.
Para o mercado japonês, a Honda disponibilizará diversas opções de estilo. O pacote Home simula o conforto e tecnologia das residências, enquanto o Ness tem pegada esportiva. A marca ainda terá o aventureiro Crosstar e o refinado Luxe. As versões brasileiras ainda não foram reveladas.
4 - Chevrolet Tracker
A nova geração do SUV da Chevrolet está marcada para estrear no primeiro trimestre de 2020, com nova plataforma, motores turbo e internet a bordo. Na comparação com o Tracker atual, a nova geração apresentada na China tem 4,27 metros de comprimento (ante 4,25 m) e 2,57 m de entre-eixos (ante 2,55 m). Esses números podem mudar com a produção nacional, em São Caetano do Sul (SP).
LEIA MAIS: Veja 5 fatos que já sabemos sobre o futuro SUV da Fiat
O modelo também poderá contar com seis airbags, controle de estabilidade em todas as versões e carregador de celular por indução. Abaixo do capô, as possibilidades apontam para o novo motor 1.0 turbo de 116 cv nas versões com câmbio manual, além do familiar 1.4 turbo de 153 cv para os automáticos.
5 - Peugeot 208
A moda de lançar um modelo novo sem tirar o “atual” de linha pegou com força no Brasil. Seguindo o exemplo de Chevrolet e Nissan, a próxima geração do Peugeot 208 será lançada no último trimestre de 2020, mas a versão que atualmente é fabricada em Porto Real (RJ) continuará no portfólio como uma opção mais em conta.
LEIA MAIS: Peugeot confirma que próxima geração do 208 será fabricada na Argentina
Fabricado na Argentina, o hatch chegará primeiramente no Uruguai para, em seguida, ser distribuído pelo resto da região. O novo Peugeot 208 será o primeiro produto montado sob a plataforma CMP (Common Modular Platform) na América Latina, abrindo espaço para a próxima geração do SUV 2008 e o inédito DS3 Crossback. O conjunto mecânico ainda não foi confirmado.