Após a Lamborghini comemorar 50 anos do seu esportivo Miura na cobiçada versão SV , lançada em 1971, a marca aproveitou para celebrar outro modelo de muito sucesso, e que, certamente, já foi pôster de muitos adolescentes dos anos 70: o Countach .
O cupê italiano foi apresentado oficialmente no dia 11 de março de 1971 como carro-conceito durante a mostra do Salão Automóvel de Genebra , na Suíça. Atraindo a atenção de todos os visitantes, o sucesso era inevitável, graças às linhas futurísticas para a época e ao mesmo tempo tradicionais que traziam o DNA da casa de Sant'Agata Bolognese.
O Countach foi projetado por Marcello Gandini , do estúdio Bertone , o mesmo estúdio que desenhou o Lamborghini Miura, e sua característica principal era a silhueta bastante proeminente. A carroceria era larga e baixa, e seu traços eram caracterizado pelo perfil angular da carroceria e pelas linhas retas.
As portas do tipo tesoura abriam-se para cima e para frente para auxiliar nas manobras com o carro, considerando que a área envidraçada na traseira era quase nula. Graças a essa “manobra” no projeto, essas portas continuaram sendo usadas em modelos posteriores e se tornou referência até nos modelos mais atuais.
Em 1974, chegava o conceito LP 5000 , um carro muito diferente do primeiro projeto “Countach” e que contava com uma estrutura de plataforma em vez de um tubular, e tinha um motor de 12 cilindros de 4.971 cc que era único. As entradas de ar do motor receberiam um design de guelras de tubarão e uma sofisticada instrumentação eletrônica interna.
O esportivo atingia a velocidade final de incríveis 300 km/h, graças aos 440 cv de potência e o torque máximo de 50,78 kgfm, disponibilizados a 5000 rpm. Pesava apenas 1130 kg, o que conferia uma excelente relação de peso-potência de 2,56 kg/cv. Bob Wallace, o piloto de testes-chefe da Lamborghini , usou o carro para testes de estrada e no início de 1974, o mesmo protótipo foi usado para testes de colisão necessários para a homologação do carro de produção.
No entanto, o primeiro modelo comercial do Countach foi o LP 400 . Na motorização, contava com um poderoso V12 de 4.0 litros (3929 cc), cuja primeira unidade foi vendida a um australiano. Tratava-se da versão LP 400 , que significava “Longitudinale Posteriore” (italiano para a posição longitudinal traseira) e 400 , nome comercial sem o último zera referente ao deslocamento do motor 3929 cc , ou arredondando para 4000 .
No Salão do Automóvel de Genebra 1978, surgia o LP400S cuja mudança principal foi a introdução de pneus Pirelli P7 e pneus mais largos. Com essa alteração, segundos os engenheiros da marca, houve uma grande melhora na dirigibilidade do carro, deixando o LP400 padrão um carro muito mais ágil.
Com a adoção do jogo de pneus, os para-lamas sofreram leves alterações para poder abrigá-los. Outra mudança sútil ocorreu nos para-choques que ganharam spoilers para aumentar o desempenho aerodinâmico. Por falar nisso, o cupê passaria a ser oferecido opcionalmente com um enorme aerofólio.
De 1974 a 1990, um total de 1.999 unidades do Countach foram construídas em cinco séries diferentes. Foi um modelo que influenciou uma geração inteira, ao mesmo tempo que proporcionou à Lamborghini a capacidade de sobreviver aos anos mais difíceis da história da empresa e entrar permanentemente nos corredores da lenda.
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Curiosidades
COUNTACH > Foi um dos poucos nomes que a fábrica batizou seus carros e que não tinha referência à touro, uma paixão de Ferrucio Lamborghini. O nome refere-se ao termo do dialeto piemontês, falado na região ao noroeste da Itália, e que significa esplêndido, magnifico.
LAMBO DOORS > As portas tesouras do Lamborghini Countach , de Marcelo Gandini, surgiram por causa do chassi tubular que ocupava espaço, e como o projeto ditavam portas amplas, dificultando o acesso a vagas apertadas, a solução veio das dobradiças horizontais.
LAMBORGHINI LM002 > Bem antes do Cayenne romper a tradição da Porsche com esportivos, em 1986 a Lamborghini fez o LM002 , um jipão de rua com o V12 do Countach . A ideia era restringi-lo ao uso militar, o que não aconteceu. Pouco mais de 300 foram feitos, e quem diria que hoje teríamos o Urus.
HOFSTETTER > Idealizado pelo jovem Mário Hofstetter, o cupê surpreendeu nos anos 80 graças ao visual futurista, iguais ao do Lamborghini Countach . Da previsão de construir 30 unidades, só 18 foram feitas devido ao preço equivalente a três Gol GT .
Z1A > O Z1A foi o primeiro Lamborghini anfíbio e era baseado no modelo Countach , feito pela SeaRoader, uma empresa inglesa de engenharia especializada. A esquisitice possui dois propulsores V8 Rover , um hidrofólio dianteiro, suspensão ajustável e sistema hidráulico que recolhe as rodas o Z1A para uso na água.