Veja os 10 carros seminovos divertidos mais econômicos

Hoje em dia, não é tão fácil ter tudo na vida. Carros divertidos costumam ser gastões. Enquanto isso, carros econômicos são, muitas vezes, mais dos mesmos. Logo, não dá para encontrar carros divertidos e econômicos, certo? Errado! Veja a seguir 10 modelos, do mais econômico ao menos, que fazem valer cada centavo dessa gasolina que já beira os R$ 10 em alguns estados.

1 — Smart Fortwo Cabrio

O Grupo Daimler não poderia ser mais específico no nome do pequeno Smart. O ForTwo, ou “para dois”, se tornou um grande sucesso mundial de vendas. Mesmo nas grandes cidades brasileiras, encontrar uma unidade do modelo nas ruas não é uma tarefa difícil. O ponto é que, se o carro em si já é bem divertido de guiar, imagina a sua versão Cabrio. Seus 800 kg são impulsionados pelo motor 1.0 turbo de 84 cv e 12,2 kgfm. Chega aos 100 km/h em 10,7 segundos. Segundo o Inmetro, faz 13,2 km/l na cidade e 14,2 km/l na estrada (gasolina).

Divulgação

2 — Peugeot 208 GT

Na prática, é o mesmo conjunto mecânico do Citroën C4. Entretanto, se ele já rende em um sedã médio, imagine um carro 400 kg mais leve. Com motor 1.6, turbinado, pode entregar 173 cv de potência e 24,5 kgfm de torque, que, por meio do câmbio manual de seis marchas, o farão acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 7,5 segundos. Segundo o Inmetro, faz 12 km/l na cidade e 13,8 km/l na estrada (gasolina).

Divulgação

3 — Citroën DS3

Mais um da antiga PSA, e que também vem equipado com o motor 1.6 turbo. Entretanto, no DS3, desenvolve 165 cv e 24,5 kgfm. Apesar disso, é capaz de acelerar até 100 km/h em 7,3 segundos, ou ligeiramente mais rápido que o 208 GT. Alguns aspectos podem explicar isso. Um deles é que pesa 31 kg a menos que o Peugeot. Segundo o Inmetro, faz 10,9 km/l na cidade e 14,2 km/l na estrada (gasolina).

Divulgação

4 — Honda Civic Si

Em carros com tração dianteira que têm uma relação entre peso e potência menor que 7 kg/cv, como é o caso do Honda Civic Si (6,4 kg/cv), o controle sobre a aderência das rodas é mais um desafio adorado pelos puristas. Vem com câmbio manual de seis marchas, motor 1.5 turbo de 208 cv e 26,5 kgfm, capaz de acelerar até 100 km/h em 7,2 segundos. Apenas na gasolina, segundo o Inmetro, faz 11,2 km/l (cidade) e 13,7 km/l (estrada).

Divulgação

5 — VW Polo GTS

A versão mais apimentada do Polo vem com o motor 1.4 TSI, com 150 cv e 25,5 kgfm. Ao contrário de muitos esportivos de sua categoria, vem equipado com câmbio automático de seis marchas. Com isso, é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 8,4 segundos. De acordo com os números aferidos pelo Inmetro, faz 11 km/l na cidade e 13,7 km/l na estrada.

Divulgação

6 — Suzuki Swift Sport

O motor 1.6, aspirado, desenvolve 145 cv de potência e 17 kgfm de torque. Chega a ser surpreendente que um carro com esses números entregue tanta diversão ao volante. O segredo está justamente no câmbio, de seis marchas e no baixo peso. Aliado, o conjunto faz o Swift Sport acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 8,7 segundos. A relação peso-potência é de apenas 7,5 kg/cv, um número bem respeitável para a sua categoria. Segundo o Inmetro, faz 11,9 km/l na cidade e 12,6 km/l na estrada (apenas gasolina).

Divulgação

7 — Fiat 500 Abarth

Primeiro dos escorpiões vendidos no Brasil (lembrando o Pulse Abarth vem em breve), o 500 trazia rodas pintadas em preto, emblemas Abarth espalhados pela carroceria e escapamento duplo. Seu coração era um 1.4 turbo, de 167 cv e 23 kgfm que, de acordo com a Fiat, entregava uma aceleração de 0 a 100 km/h em 6,9 segundos, com câmbio manual de cinco marchas. Segundo o Inmetro, faz 10,5 km/l na cidade e 12,2 km/l na estrada (apenas gasolina).

Divulgação

8 — Renault Sandero R.S

Com apenas etanol no tanque, são 150 cv e 20,9 kgfm de torque a 4.000 rpm, porém, bem antes disso, o carro mostra uma boa dose de fôlego, ajudado pelo câmbio manual de 6 marchas e relações curtas, bem como pela relação peso-potência favorável 7,8 kg/cv. Até 100 km/h, a Renault divulgava 8 segundos, quando ainda era vendido. Os seus melhores números de consumo foram obtidos na gasolina, pelo Inmetro. Na cidade, faz 9,9 km/l e, na estrada, 11,1 km/l.

Divulgação

9 — Mitsubishi L200 Triton Savana

Uma das mais aventureiras da lista, a L200 Savana vem com snorkel, que permite atravessar trechos alagados com até 80 cm de profundidade, rack de teto, prancha, que auxilia em situações extremas de baixa aderência e 2 caixas para acessórios na caçamba. Os pneus Scorpion MTR 255/70 R16 reforçam o visual off-road da pick-up. O motor é turbodiesel de 3.2 litros, 16 válvulas, com 180 cv e 38 kgfm, e o câmbio é manual de cinco marchas. Segundo o Inmetro, faz 8,8 km/l na cidade e 10,6 km/l na estrada.

Divulgação

10 — TAC Stark

Está aí um jipinho que você certamente teve de parar um pouco de ler para se relembrar. A marca brasileira está presente nos classificados com o Stark, criado para rivalizar com o Troller, a custos mais acessíveis. Por que entrou ele para essa lista e não o seu rival? Pois ele é mais econômico. Segundo o Inmetro, faz 8,5 km/l na cidade e 9,9 km/l na estrada (diesel). O motor 2.3 Turbo é o mesmo da Fiat Ducato, que entrega 127 cv e 32 kgfm, com caixa de câmbio manual Eaton, de 5 marchas.

Guilherme Menezes/iG