Tendo como base o Golf R, a Volkswagen resolve apimentar ainda mais o hot hatch com motor 2.0 turbo para produzir 333 cv, ou 13 cv a mais que o R padrão . Assim nasceu o Golf R 20 Years Edition , edição comemorativa de 20 anos da divisão esportiva.
Junto com o motor 2.0 mais potente funciona a o sistema de transmissão de dupla embreagem e sete marchas. Como em todos os modelos R desde o primeiro Golf R
de 2002, a tração é integral. Além disso, a caixa DSG foi remapeada para fornecer 'feedback perceptível ao mudar de marcha'.
Isso significa que a VW projetou mudanças de marcha mais abruptas para aumentar a emoção, o que seria até irônico, considerando que o esportivo alemão conta com uma caixa de mudanças do tipo DSG que suaviza as trocas de marchas através de paddle-shift .
De qualquer modo, a esportividade foi levada a sério, nos mínimos detalhes. Isso explica o escapamento esportivo de titânio Akrapovic
, que deve liberar algum impulso extra do motor e fazer barulho, no melhor sentido literário da palavra.
A Volkswagen criou um opcional chamado ' Emotion Start', um modo que pode ser ativado pelo motorista fazendo com que o motor gire até 2.500 rpm quando o carro é ligado, emitindo um som mais agressivo.
Além disso, o Golf R 20 Years Edition virá com o pacote R-Performance de série - que no Golf R normal é vendido como opcional - que adiciona aerofólio especial, sistema de vetorização de torque e os modo de condução Special e Drift.
A edição especial Golf R
está disponível nas cores azul ( Lapiz Blue)
(com rodas de liga leve Estoril de 19 polegadas com acabamento em preto brilhante ou em branco) ou branca (com rodas de liga leve Estoril de 19 polegadas com acabamento azul), sempre com pneus Michelin Pilot Sport Cup 2.
Outros detalhes incluem a carcaça dos retrovisores externos (azul nos carros brancos, preto nos azuis), emblemas '20' na porta e projetor de luz de porta qye mostra um logotipo ' 20 R' . Por dentro, adereços em fibra de carbono no painel e logotipo 'R' azul no volante são os destaques.
A edição R 20 Years está prevista para venda no Reino Unido, Europa e Austrália e EUA, mas no Brasil não há chances de o modelo vir. Se a marca trouxesse, seria uma disputa acirrada contra o Toyota Corolla GR e Honda Civic Type R , já confirmados para o ano que vem.