Demorou para a Nissan confirmar oficialmente que a nova geração do sedã médio Sentra chegará ao Brasil no primeiro semestre de 2023, mas isso, finalmente, acontece agora. O carro já está na oitava geração, que foi lançada em 2019 e chegará ao mercado brasileiro quatro anos depois, talvez na versão híbrida. Mas há outra versão com motor 2.0, a gasolina, de 151 cv com câmbio CVT.
Segundo a fabricante, a nova geração do Nissan Sentra ficou 12% mais potente e tem 13% mais “torcudo” que a geração anterior. Os números deverão apresentar variação a partir do momento que chegar ao Brasil, por conta da presença de 27% de etanol na gasolina.
O novo Sentra ficou mais parecido com o “irmão maior” Altima , e agora mede 4,64 metros de comprimento (contra 4,63 m do Corolla), 1,81 m de largura (contra 1,78 m), 1,45 m de altura (1,44 m) e 2,71 m de entre-eixos (2,70 m). O porta-malas tem capacidade para 466 litros, ficando na mesma faixa do Toyota Corolla , que pode levar 470 litros.
A chegada da novidade deverá marcar um salto de relevância da Nissan na sua participação de mercado no Brasil. Com ele, teria um diferencial importante para ganhar apelo entre os sedãs médios no Brasil, onde o segmento está se transformando em um nicho de mercado, mas tende a ressuscitar com algumas novidades.
Hoje o líder de vendas do segmento é o Toyota Corolla , que já tem versão híbrida e será renovado no ano que vem, o que foi confirmado pela própria fabricante. E a participação dos sedãs médios no mercado, conforma dados da Fenabrave (Federação dos Distribuidores de Veículos), é de apenas 5,1% em março e de 4,6% no acumulado dos três primeiros meses de 2022.
Os sedãs médios já tiveram dias melhores. A produção do Chevrolet Cruze não deverá passar de 2023, enquanto o Jetta tenta se manter com a nova reestilização que acaba de chegar ao Brasil.
Já o
Honda Civic
, que acumulava uma participação de mercado mais ampla, passará a vir importado até o fim do ano, mas não deverá ser trazido nas versões básicas. O maior destaque deverá ser a sua versão híbrida, que faz até 20 km/l.
Nissan e-Power
Durante o evento Nissan Innovation Week, a fabricante também confirmou a estreia da tecnologia hibrida e-Power na América do Sul. Trata-se de um sistema híbrido, que funciona com motor a combustão como gerador de energia para outro elétrico. Tudo indica que será usado etanol para isso. Mas ainda não confirmaram qual modelo terá a tecnologia no Brasil.
Segundo Ricardo Flammini, Vice-Presidente de Marketing, Vendas e Pós-Venda para a Nissan América do Sul, "a chegada do e-Power , uma tecnologia patenteada da Nissan, aos mercados da região é mais uma demonstração do compromisso da nossa marca de oferecer aos clientes o melhor de seu portfólio e de que continuamos impulsionando o caminho para a eletrificação", afirmou o executivo.