Novas linhas do Prius são mais fluidas, deixando o design agressivo e cheio de recortes para trás
Divulgação/Toyota
Novas linhas do Prius são mais fluidas, deixando o design agressivo e cheio de recortes para trás

A Toyota foi uma das primeiras fabricantes a investir na eletrificação, graças ao lançamento do Prius no fim da década de 90. A nova geração do modelo, revelada no ano passado, apareceu nesta semana nos registros do Instituto Nacional de Propriedade Industrial , garantindo à marca japonesa a propriedade sobre o desenho do eletrificado.

Oferecido no Brasil por duas gerações, o Prius perdeu espaço em nosso mercado após a eletrificação de Corolla e Corolla Cross , que são produzidos em Sorocaba-SP, enquanto o modelo chegava através de importação, o que aumentava o seu preço.

A nova geração é bem diferente das anteriores, e conta com um visual bem arrojado, mas nem tanto quanto o modelo da geração anterior. O design mostra conexões com o Toyota Crown Crossover e o sedan 100% elétrico Bz3 .

O interior do Prius também é muito mais “comum” do que nas gerações anteriores, que contavam com a alavanca de câmbio no painel e tinham toda a instrumentação no centro do painel, e agora, conta com uma tela multimídia de 12 polegadas e um cluster 100% digital.

Modelo registrado conta com apenas um bocal de abastecimento, indicando a versão híbrida convencional
Reprodução
Modelo registrado conta com apenas um bocal de abastecimento, indicando a versão híbrida convencional

Não é de hoje que a Toyota planeja ampliar sua oferta de veículos híbridos no Brasil , visto que a fabricante japonesa lidera o segmento no país, e o Prius se vale da plataforma TNGA C, a mesma de Corolla e Corolla Cross, o que ajudaria o modelo a ser produzido por aqui. Porém, isso não vai ocorrer, pois a única chance é dele vir como importado.

O que poderia justificar a vinda do Prius seria a variante híbrida plug-in, que permite o uso de carregadores elétricos, ao contrário do sistema híbrido “convencional” em uso nos Corollas, que recarrega as baterias a partir do motor a combustão.

Em alguns mercados, a versão plug-in do Prius possui um opcional curioso, que é a opção da instalação de painel solar no teto do veículo, evitando assim o uso exclusivo de carregadores. Essa alternativa pode fazer sentido para o Brasil, levando em conta que a nossa estrutura de recarga está longe do ideal, mas em contrapartida, poderia elevar muito o preço do Prius .

As opções de motorização podem ser 1.8 de 140 cv combinados e 2.0 de cerca de 200 cv. A maior novidade é a opção da tração integral E-Four, algo que não está disponível nos modelos que compartilham plataforma com o Prius.

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