Boas vendas de Strada, Toro e Argo fizeram Fiat assumir 22,22% do mercado brasileiro. Considerando apenas comerciais leves, montadora de Betim detém 45% do segmento
Divulgação
Boas vendas de Strada, Toro e Argo fizeram Fiat assumir 22,22% do mercado brasileiro. Considerando apenas comerciais leves, montadora de Betim detém 45% do segmento

O mês de fevereiro foi responsável pelo principal lançamento do mercado automotivo no primeiro semestre deste ano, a Chevrolet Montana , e apesar da novidade ainda estar chegando ao mercado, não foi o suficiente para alavancar as vendas da GM, que viu a Fiat chegar à liderança veículo mais vendido do mês, além de ampliar sua fatia de mercado.


Considerada um veículo comercial leve, a  Fiat Strada emplacou 6.837 unidades, o suficiente para manter a picape como veículo mais vendido do país, mesmo comercializando 163 unidades a menos que em janeiro. 

Na classificação de automóveis, as duas primeiras posições são as mesmas de janeiro, com  Onix e Onix plus ocupando o topo do ranking, com 6.084 e 5.125 unidades vendidas, respectivamente. Terceiro colocado em janeiro, o Tracker despencou para a nona colocação, com 3.769 unidades vendidas. No segundo mês do ano, a terceira posição foi ocupada pelo Hyundai Creta , com 4.606 unidades emplacadas.

Seguindo a lista está o Fiat Argo , que com 4.536 unidades vendidas, apresentou crescimento de 254 carros em relação ao mês de janeiro. Uma das explicações para esse salto de vendas do Argo pode ser o  câmbio automático do tipo CVT, que passou a equipar o hatchback.

Argo traz motor 1.3 aspirado com câmbio CVT, mesma receita já utilizada no Pulse e Cronos
Divulgação/Fiat
Argo traz motor 1.3 aspirado com câmbio CVT, mesma receita já utilizada no Pulse e Cronos

Fevereiro é o menor mês do ano, o que causou uma queda no volume geral de vendas, mas além do Argo , Jeep Compass , Renault Kwid Nissan Kicks e Toyota Corolla Cross foram alguns dos modelos que cresceram em vendas, assim como o Volkswagen Polo , que teve um aumento de 1.647 unidades, totalizando 3.762 e encerrando o Top 10 dos automóveis.

O ranking da Fenabrave ainda traz alguns números curiosos. O Citroën C3 , lançado como veículo de volume da marca francesa, emplacou 1.313 unidades, ficando atrás por exemplo do Jeep Commander , que custa quase três vezes mais que o compacto francês.

O Peugeot 208 também se destaca. Embora o hatch francês tenha vendido menos que o já aposentado Volkswagen Gol , a liderança do alemão foi pequena. O francês emplacou 1.163 unidades, enquanto o Golzinho ficou com 1.172, apenas nove veículos a mais.

Outra curiosidade da lista é o híbrido BYD Song Plus , primeiro modelo únicamente elétrico que aparece no ranking. Partindo de R$ 269.990, o chinês ficou no fim do ranking de 50 veículos, superando apenas Audi Q5 , Mitsubishi Pajero e Audi Q3 .

No mês oficial de lançamento, foram comercializadas 350 unidades da Chevrolet Montana , que agora conta com 440 unidades emplacadas em 2023. Ainda é muito cedo para analisar os números da picape da Chevrolet, um modelo pensado para atender uma lacuna entre  Strada e Toro , justamente as duas picapes mais vendidas do país até o momento, como também para beliscar compradores da Renault Oroch . Março e Abril são os meses que devem apresentar o real desempenho da Montana no mercado, visto que as entregas começaram no fim de fevereiro.


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!