O portal holandês AutoWeek
apresentou hoje várias imagens de patente do próximo SUV da Renault, um utilitário compacto
que virá a ser o futuro concorrente de Volkswagen Nivus
e Fiat Pulse
. O lançamento é previsto para 2024.
Tal como os dois modelos citados, o da marca francesa seguirá a mesma receita, ou seja, será um compacto com altura de SUV, e ainda segundo a publicação, trata-se de uma reestilização do Sandero Stepway
na Europa. Não é bem assim.
Embora seja o substituto do Sandero
e, por que não, do Logan
, o novo carro será tratado de outra forma no Brasil. O modelo flagrado nas imagens de patente é o SUV compacto sobre qual a Renault brasileira falou há quase um ano atrás
, quando confirmou que produziria um novo modelo do tipo em São José dos Pinhais, Paraná. O lançamento havia sido confirmado para 2024, e a produção pode estar bem próxima. Segundo os colegas da Mobiauto
, o futuro carro terá a primeira fase de produção iniciada no próximo mês de junho.
A marca já havia adiantado que o veículo será o primeiro deles a ser equipado com a plataforma modular CMF-B
, a mesma que equipará novos carros brasileiros da companheira Nissan.
Da mesma maneira que o carro em si, o motor também é novo: trata-se de um 1.0 turbo de três cilindros e injeção direta
, uma unidade ainda não aplicada em nenhum modelo da Renault no país, mas que também foi confirmado à época do anúncio de investimentos no Brasil. Claro que esse propulsor também vai ser aplicado nos Nissans em algum momento.
É possível que seja um sucessor do 1.6 16V
aplicado no Kicks e Versa
, porém, que deve chegar apenas em gerações novas. O fato é que os compactos dos fabricantes do grupo Renault Nissan Mitsubishi
vão aproveitar a plataforma CMF-B e um pouco mais.
Rumores apontam que o novo carro poderá resgatar o nome Clio , mas talvez isso seja restrito aos mercados emergentes, uma vez que esse batismo é o mais tradicional da Renault europeia, e não deve ser aplicado por lá.
Conforme as imagens, o futuro SUV da Renault
traz as novas tendências da marca tais como o desenho dos novos faróis duplos de LED e, naturalmente, o losango maior, uma logo que invade parte da área do capô. Na parte traseira, destaque para as lanternas em formato de “C” inverso, um detalhe de estilo que lembra um bumerangue
. Já na lateral, a estratégia de dar uma elevação à coluna C e pintá-la de preto é um velho recurso para dar um ar de SUV.
Quanto ao posicionamento de mercado, a Renault deixará o Duster
como uma opção maior de SUV, uma vez que o lançamento será bem menor. E o Captur
? Ele está quase que fora da jogada. Contudo, isso deve ser passageiro, uma vez que a fábrica paranaense da Renault-Nissan está apta a receber outros projetos CMF-B
. É daí que pode vir o novo SUV maior do que o flagrado hoje.