A Volkswagen irá descontinuar a produção do Polo na Europa no ano que vem, e, portanto, o compacto deixará de ser oferecido no velho continente, mas calma, no Brasil, a produção seguirá normalmente .
Segundo o site francês L’Argus , a fábrica de Navarra, localizada em Pamplona, no norte da Espanha, irá produzir o Polo até meados do primeiro semestre de 2024 , e a estrutura passaria a fabricar apenas Taigo (o Nivus europeu) e o T-Cross , mas eles também já têm data para se despedirem da Europa: 2025 e 2027, respectivamente.
Entre 2025 e 2026, a fábrica passará por reformas para começar a produzir veículos eletrificados , mas não deixará de operar. As atualizações na estrutura são necessárias para a produção de futuros crossovers elétricos , que irão substituir Taigo e T-Cross , e seus equivalentes da Skoda e Seat , chamados de Kamiq e Arona , bem como uma versão SUV do ID.2.
Recentemente, a Volkswagen mostrou ao mundo o conceito ID.2all , que deverá chegar aos concessionários em 2025. O modelo tem dimensões muito similares ao Polo, e como o CEO da empresa, Thomas Schäfer , já declarou que planeja manter vivos os nomes clássicos da Volkswagen , um ID.Polo não será surpresa.
O ID.2 ou ID.Polo, será fabricado em Martorell, cidade próxima a Barcelona, onde são produzidos atualmente os Seat Leon , Sport Tourer, Arona e Ibiza , além do Audi A1 Sportback.
As produções do Polo na África do Sul , China , e Brasil não serão afetadas pela decisão da matriz, uma vez que cada mercado possui suas particularidades.
Um exemplo disso é que, no Brasil, temos o Polo Track como veículo de entrada da marca, enquanto que, na África do Sul, esse posto é ocupado pelo Polo Vivo , que é a quinta geração do modelo.