Novo SUV da Renault já foi patenteado na Europa e no Brasil
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Novo SUV da Renault já foi patenteado na Europa e no Brasil

Confirmado para o mercado brasileiro, o novo SUV da Renault já começou a ser produzido. De acordo com o diretor da fábrica de  São José dos Pinhais (PR) , Vagner Mansan, a linha de produção recém-inaugurada já está fabricando os modelos pré-série , destinados para a realização de testes  que devem começar nos próximos meses.

Segundo apuração do Portal Automotive Business , a Renault incorporou o novo SUV à mesma linha onde são produzidos outros modelos da marca francesa na fábrica parananse.

A atualização era necessária, visto que as linhas de produção antigas eram responsáveis por modelos da plataforma CMF-A ( Kwid ) e B0 ( Sandero , Duster e seus derivados), enquanto a plataforma da novidade é a CMF-B (Common Module Family, ou Família modular comum, na tradução).

Registros de propriedade intelectual na Europa revelam mais detalhes do que o registro nacional
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Registros de propriedade intelectual na Europa revelam mais detalhes do que o registro nacional

Vale lembrar que essas mudanças são fruto do investimento de mais de R$ 2 bilhões realizados pela Renault, que, além de novos equipamentos para a fábrica, irá permitir a produção de um novo  motor 1.0 turbo  flex - derivado do aspirado que equipa Stepway e Kwid - na planta paranaense, um três cilindros que vai equipar o novo veículo.

O executivo da fábrica não revelou mais detalhes sobre o novo modelo, se limitando a declarar que mais informações como data de lançamento , início da produção em série e até mesmo o nome do carro serão revelados em momento oportuno. 

Um dos frutos do investimento será o novo SUV comercializado no Brasil, que não será exclusivo, mas sim baseado no Dacia Sandero comercializado na Europa, mas com um retoque visual, para o separar da marca romena.

Registros nacionais mostram apenas dianteira e lateral do veículo, mas seguem patente europeia
Reprodução
Registros nacionais mostram apenas dianteira e lateral do veículo, mas seguem patente europeia

Para efeito de comparação, a atual geração do Sandero europeu mede 4,09 metros de comprimento , 2,60 m de entre-eixos , 1,58 m de altura e 1,75 m de largura , dimensões próximas às do Fiat Pulse .

Como parte dos investimentos, espera-se que a fabricante comece a trazer veículos de maior valor agregado ao Brasil, modelos comercializados na Europa como Renault , por exemplo, ao invés da estratégia anterior, que consistia em trazer modelos da Dacia e comercializá-los com a marca francesa, como  foi o caso de Sandero, Logan e Duster .

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