O Renault Rafale aposta no teto caído, uma tendência dos SUVs cupês que tem agradado o público
Divulgação
O Renault Rafale aposta no teto caído, uma tendência dos SUVs cupês que tem agradado o público

Em busca de explorar o crescente mercado de SUVs na Europa , a Renault divulgou recentemente um teaser do Rafale , modelo que assumirá o posto de topo de linha da marca do losango.

O nome Rafale vem da aviação , mais precisamente de avião de competição monolugar desenvolvido em 1934 pela Caudron-Renault , parceria criada em 1933. Nessa época, a Renault era uma fabricante pioneira de motores de combustão não só para automóveis, mas também para caminhões e aviões . Batizado de Caudron C.430 Rafale , o monoplano de turismo francês de dois lugares estabeleceu um recorde de velocidade na classe internacional , logo após seu primeiro voo em 1933.

Mas voltando ao SUV cupê, uma tendência que parece que vem dando certo, principalmente aqui no Brasil, com o Fiat Fastback , Honda HR-V , VW Nivus  entre outros. A marca francesa se aproveitou da experiência na indústria aeroespacial para desenvolver as linhas de seus próximos carros, como é o exemplo do futuro SUV.

O novo carro será feito na plataforma CMF-CD e será equipado por motores híbridos. Ao que tudo indica, terá similaridades com o novo SUV Espace , mas perdendo a terceira fila de bancos graças ao formato do teto.

O Renault Rafale disputará mercado com outros modelos no segmento D do mercado europeu, no qual a marca francesa já conta com os SUVs Austral e Espace , ambos com opções de cinco e sete lugares.

Uma das versões híbridas deverá ser equipada com o motor elétrico com função de gerador/motor de arranque com 25 cv e 7,13 kgfm para uma potência combinada de 200 cv e 20,9 kgfm de torque . Ela traz uma bateria de 1,7 kWh de capacidade, que permite utilizar o modo elétrico apenas em distâncias curtas. Além dessa opção, a plataforma possibilita ainda uma variante híbrida plug-in no futuro.

A estreia mundial do novo Renault Rafale será no dia 18 de junho na 54ª edição do Salão Aéreo de Paris, em Le Bourget.


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!