A Stellantis prepara a nacionalização do Jeep Avenger , apresentado na Europa em setembro do ano passado. Segundo informações do portal Autos Segredos , o grupo já está cotando fornecedores para iniciar a fabricação do projeto 516 , como é chamado internamente.
O Avenger irá compartilhar a linha de produção com o sucessor do Fiat Argo , e ambos serão produzidos a partir da plataforma CMP , de origem Peugeot/Citroën, já é utilizada nos Peugeot 208 e e-2008 , bem como nos Citroën C3 e C3 Aircross .
O novo veículo deve ser lançado entre 2025 e 2026 , logo após a nova geração do Fiat Argo , e já deve trazer a atualização visual de meia-vida do modelo, repetindo a estratégia da Peugeot com o SUV 2008 .
Posicionado abaixo do Renegade na Europa, o Avenger mede 4,08 metros de comprimento, 1,78 m de largura, 1,58 m de altura e 2,56 m de entre-eixos . O Renegade, por exemplo, mede 4,26 m de comprimento, 1,80 m de largura, 1,70 m de altura e 2,57 m de entre-eixos.
O Avenger não faz questão de esconder a inspiração no Renegade , mas traz linhas mais arredondadas do que o irmão maior. A grade e os faróis horizontais demonstram inspiração no Compass e outros SUVs da marca.
Na lateral, a base das portas tem acabamento em plástico preto, caixas de rodas bem pronunciadas com molduras plásticas. Ao redor dos vidros também é plástico, com a maçaneta para as portas traseiras próximas à coluna C, assim como no Honda HR-V
, por exemplo.
Na traseira, o design é bem similar ao do Renegade, se diferenciando por conta do caimento do teto, que é mais fluido, enquanto no Renegade tem o desenho mais quadradão. As lanternas também remetem ao SUV maior.
A posição da tampa do porta-malas é bem baixa, o que pode auxiliar na hora de abrigar cargas pesadas, mas pode ser que o SUV sofra dos mesmos problemas de amassados em manobras, como é o caso do Honda Fit. Sabendo dessa possibilidade, a engenharia brasileira da Stellantis deve reforçar a região com um para-choque mais pronunciado.
Internamente, o painel tem disposição horizontal com opção de acabamento na cor externa do veículo , além de ter iluminação personalizável. O painel de instrumentos é digital de sete polegadas, enquanto a central multimídia tem 10.25” e é sensível ao toque.
A plataforma CMP permite versões a combustão, híbridas ou até 100% elétricas. Segundo o Autos Segredos, o Avenger será oferecido com o motor 1.0 Turbo Flex T200, acoplado ao câmbio CVT, conjunto já conhecido no Fiat Pulse.
Além disso, terá ainda a versão híbrida convencional, que irá unir esse mesmo propulsor a um motor elétrico de 100-150 V, que irá entregar até 40 kW de potência com uma bateria de até 2 kW.
Na Europa, há ainda a opção elétrica do modelo, equipada com baterias de 54 KWh que garantem até 400 km de autonomia no ciclo WLTP. O motor elétrico oferece 156 cv de potência e torque de 26,5 kgfm . Atualmente essa versão custa a partir de 39.700 Euros, cerca de R$ 211 mil em conversão direta.