A Honda lançou nesta segunda-feira (05) a versão Type R do Civic , desenvolvida para o uso em pistas e nas ruas. A variante esportiva celebra o passado da marca no esporte a motor e em nada lembra o tradicional sedã . A novidade chega por a partir de R$ 429.900, enquanto o Civic "tradicional ", parte de R$ 244.900 . Os R$ 185 mil de diferença podem comprar um Toyota Corolla Altis Hybrid (R$ 183.790).
Inspirada nas competições, a denominação Type R já foi aplicada em versões preparadas do Civic , Accord , Integra e até do lendário NSX , mas ela nunca chegou ao Brasil. Isso muda com a chegada do Civic de 11ª geração , já conhecido dos brasileiros por conta da versão híbrida .
A única similaridade com o sedã é o preço elevado, mas isso pode ser explicado pelo fato dos dois modelos serem importados. E acaba por aí. Se o híbrido oferece até 143 cv de potência, o hatch esportivo é equipado com o motor K20C1 de 2.0 litros que entrega 297 cv e 42,8 kgfm de torque . Não são números ruins, mas há versões do modelo com até 330 cv em outros mercados.
O câmbio é sempre manual de seis velocidades, e a tração é apenas dianteira , mantendo o Type R atual fiel à tradição dos demais Civics esportivos. O modelo ainda conta com o “ Rev-match control ”, sistema que faz automaticamente o punta-taco e garante a sincronia de rotações na redução de marchas.
Além da nova motorização, o visual foi aprimorado, pensando no melhor equilíbrio possível entre desempenho nas pistas e usabilidade nas ruas. O modelo é equipado com rodas de liga leve de 19 polegadas , pneus Michelin Sport 4S 265/30 ZR19, para-choques e saias exclusivos e um grande aerofólio que garante até 207 Newtons de pressão aerodinâmica.
Essas alterações fizeram o modelo ser o hatch de tração dianteira mais veloz no circuito de Nürburgring , na Alemanha. Entretanto, a versão recordista contava com mais potência.
Quanto aos números de desempenho, a Honda faz mistério, algo curioso, uma vez que os esportivos costumam ostentar tais dados como um brasão de armas. Outra dúvida é como ele se sairá no confronto direto com o Toyota GR Corolla , que também deve ser vendido em uma faixa parecida . O rival tem a vantagem de oferecer tração nas quatro rodas, solução que permite uma dinâmica que vai além da ofertada por um modelo de tração dianteira.
Pensando no uso em pista, o Type R traz quatro modos de condução (Comfort, Sport, +R e Individual) que permitem a personalização de resposta do acelerador, rigidez de suspensão e assistência de direção, e ainda conta com o aplicativo Honda LogR , que dá ao motorista feedbacks sobre a condução.
A lista de equipamentos traz central multimídia de 9 polegadas com Apple CarPlay e Android Auto , sistema de som de alta qualidade assinado pela Bose com 12 alto-falantes , painel digital em TFT e ar-condicionado digital de duas zonas, entre outros.
O Civic Type R traz de série 10 airbags , assistente de tração e estabilidade, sensor de pressão dos pneus, câmera de ré e o pacote Honda Sensing que adiciona oito sensores do tipo sonar e oferece: controle de cruzeiro adaptativo, sistema de frenagem automática, assistente de permanência em faixa, e ajuste de farol.
Um diferencial será o pacote Traffic Alert , que adiciona sistema de alerta de veículo em ponto cego nos dois espelhos retrovisores (em outros modelos da Honda é somente no espelho do lado direito) e monitoramento de tráfego cruzado . O pacote é opcional, mas todas as unidades do lote inicial contarão com o dispositivo. Com ele, o Civic Type R chega a R$ 434.900.
O modelo ainda oferece o myHonda Connect, recurso que permite que o proprietário veja informações do veículo diretamente no aplicativo e que também conta com notificação de colisão, detecção remota de falha, alarme de segurança, localização e rastreamento do veículo , assistência 24 horas , entre outros. O myHonda Connect é disponibilizado em duas opções, sendo uma delas paga, que será oferecida de graça por um ano pela Honda.
No interior as diferenças para o Civic híbrido são bastante visíveis. A começar pelos bancos com design esportivo e o acabamento em suede na cor vermelha , que segundo a Honda, ajudam a remeter ao cockpit de um carro de corrida . O revestimento é uma tradição dos Type R. Todas as unidades contarão com uma placa numerada no painel. A expectativa da Honda é trazer 100 unidades por ano, em média .
A parte dinâmica foi muito modificada e o Type R traz suspensão dianteira com suporte de eixo duplo, braços de suspensão inferiores rígidos, o que aumenta a área de contato dos pneus com o asfalto, e a suspensão traseira é do tipo Multi-link . Os quatro amortecedores são do tipo adaptativos e podem ser ajustados para evitar a rolagem da carroceria.
Segundo a Honda, o Type R conta com capô de alumínio e tampa do porta-malas em resina , que pesa cerca de 20% a menos que a peça de metal, mostrando preocupação com o peso do veículo, afinal, quanto mais pesado, mais lento.
O modelo estará disponível nas cores Racing Blue Pearl, Rallye Red, Championship White e Crystal Black Pearl, e contará com três anos de garantia, independente da quilometragem.