As fabricantes chinesas não estão para brincadeira no mercado de carros elétricos. A BYD , que recentemente apresentou o Dolphin , agora traz o terceiro modelo da linha “ Ocean ”, o Seal (foca em inglês), que chegará ao Brasil ainda este ano.
Medindo 4,80 metros de comprimento , 1,87 m de largura e 2,92 m de entre-eixos , seu tamanho se assemelha ao do Volkswagen Jetta , sendo um pouco maior que o VW. Seu visual é bastante limpo, os faróis totalmente de LED dão um destaque à dianteira.
Na traseira, as lanternas também são de LED e possuem um desenho que lembra escamas de peixe, afinal, a linha “oceânica” da BYD não tem esse nome à toa. O conjunto é conectado por uma fina linha de LED. As únicas inscrições na tampa traseira são o nome completo da marca, “Build Your Dreams”, bem como a inscrição do modelo e um “3,8S”, que indica o tempo necessário para completar a arrancada de zero a 100 km/h.
Antes de falar sobre potência, vamos ao interior do BYD Seal . Os leitores mais antenados notarão a similaridade com o Dolphin e o Yuan Plus , os demais representantes da linha Ocean. A central multimídia é giratória e tem 15,6 polegadas e conectividade com Apple Car Play e Android Auto . A central é complementada por um painel de instrumentos também digital de 10,25”. Os bancos são de couro e possuem a mesma padronagem já vista nos Han e Tan .
Na apresentação do modelo no Festival Interlagos , representantes da marca afirmaram à imprensa que o Seal contará com potência estimada em 531 cv , é cavalaria para competir, por exemplo, com o BMW i4 (544 cv) e superior ao Porsche Taycan . Outro sedã vendido no Brasil é o JAC E-J7 , que custa R$ 252.900 e conta com 193 cv de potência.
A autonomia não foi revelada, até porque o modelo ainda precisa ser testado pelo Inmetro. Na China, há versões que oferecem até 700 km de alcance , mas vale ressaltar que o padrão de medição chinês é diferente do brasileiro.
Independente da autonomia, a verdade é que a BYD e as demais marcas chinesas irão continuar lançando modelos elétricos no Brasil. A concorrência pode ser benéfica para o consumidor, visto que o lançamento do BYD Dolphin fez as rivais baixarem os preços . Entretanto, ainda há espaço para sedãs de luxo? Só o tempo e os números de venda irão responder.