O primeiro carro elétrico da Lamborghini está próximo. O conceito “ Lanzador ” pode antecipar as linhas do futuro exemplar movido a baterias da fabricante italiana, que deve chegar ao mercado em 2028 .
Assim como aconteceu com o Urus , o Lanzador EV concept não deve receber muitas mudanças visuais em relação ao modelo final de produção, com apenas atualizações para a novidade expressar uma linguagem óptica semelhante a dos mais esportivos da marca.
Durante o lançamento, na Califórnia, a Lamborghini afirma que o Lanzador EV é um “Grand Tourer com elevada altura em relação ao solo”, o que leva a crer que seu foco será em cruzamento de grandes distâncias , portanto, baterias de longo alcance .
No geral, o novo conceito lembra bastante o Lamborghini Estoque , revelado em 2008 e era justamente um grand tourer de quatro portas, bem antes do surgimento do Lamborghini Urus , por exemplo.
A dianteira traz semelhanças com o Huracán , enquanto o resto do design aponta para um Estoque redesenhado. Destacam-se as duas grandes portas, o que parece até irônico, dado o porte semelhante ao de um SUV.
O interior traz espaço para apenas quatro ocupantes e se destaca pelo visual futurista, mas que é possível imaginar em um veículo de produção. O painel apresenta um desenho angulado nas laterais e diversos comandos no console central, bem próximos do volante.
Vale ressaltar também as telas, uma para o motorista e uma secundária para o passageiro, um detalhe que a Ferrari já utiliza em seus veículos, por exemplo, além do próprio Porsche Taycan O modelo não traz uma central multimídia, mas mantém o botão de partida “protegido” por uma peça plástica, como os demais modelos da Lamborghini .
Segundo a Lamborghini, os bancos possuem acabamento de nylon - criado a partir de plástico reciclado -, bem como demais acabamentos pela carroceria, impressos em 3D utilizando o mesmo material ecológico.
Sobre motorização, a fabricante não revelou muitas informações. O que se sabe é que o modelo conta com dois propulsores elétricos, um em cada eixo, sistema de vetorização de torque nas rodas traseiras e um novo sistema de controle de comportamento dinâmico, que irá ajustar o comportamento do carro mediante aos desejos do condutor.
Além disso, o Lanzador
ainda conta com suspensão e aerodinâmica ativas
, que provavelmente poderão ser ajustada entre configurações mais eficientes e mais esportivas.
O futuro da Lamborghini passa por veículos híbridos , mas, até o momento, a marca não tem planos para oferecer apenas carros elétricos , entretanto, considerando o sucesso do Porsche Taycan , por exemplo, pode ser a hora dos italianos se atentar às demandas do mercado.