Continuando as celebrações do aniversário de 30 anos de presença no Brasil, José Luiz Gandini , responsável pela operação da Kia no país, confirmou que em 2025 os sul-coreanos contarão com um motor 1.0 híbrido flex , que fará sua estréia em um modelo inédito
Gandini não deu mais detalhes sobre o propulsor, mas afirmou que será oferecido em outros países, mas somente aceitando gasolina.
Sobre o automóvel responsável por introduzir o novo propulsor, o executivo afirmou que será um modelo global , maior que o Kia Rio e menor que o Kia Cerato , e será oferecido nas carrocerias hatch e sedã . Gandini ainda declarou que não viu o veículo e somente repassou informações recebidas da Coréia do Sul.
Recentemente, a marca anunciou o sedã K3 , que será produzido no México e pode ser esse modelo “secreto”. Vale ressaltar que o Brasil possui um acordo de livre comércio com o país da América Central que permite que veículos e peças importados de lá não paguem impostos, ao contrário dos automóveis que chegam da Coréia do Sul, por exemplo.
O K3 é considerado a nova geração do Kia Rio e utiliza o nome que era atribuído ao Cerato em alguns mercados. Medindo 4,5 metros de comprimento, 1,76 m de largura, 1,47 m de altura e 2,67m de entre-eixos, o K3 é maior que o Kia Rio Sedan (oferecido no México) e menor que o Kia Cerato , que media 4,64 m de comprimento, 1,8 m de altura e 2,7 m de entre-eixos. Diante do porte, podemos esperar que o novo propulsor 1.0 seja turbo.
No México, o K3 será oferecido com motores 1.6 aspirado de 125 cv ou 2.0 também aspirado de 154 cv de potência. O câmbio é manual ou automático, sempre com seis velocidades. Alguns mercados ainda contarão com opção 1.4 aspirada.
Nos últimos meses, a Kia deixou de oferecer o sedã Cerato no mercado brasileiro e conta apenas com o utilitário Bongo como opções “não híbrida” na sua gama de modelos por aqui.
A Kia do Brasil está comprometida com a eletrificação e confirmou, no mesmo evento, a chegada do SUVs EV9 e Niro em versões 100% elétricas . Vale ressaltar que o Niro já é oferecido por aqui, mas em versão híbrida. O EV9 por sua vez é um SUV de grande porte e capacidade para sete ocupantes , revelado pelos sul-coreanos no último mês de março.
Os modelos citados acima já estão a caminho do Brasil para serem homologados. Esse processo, segundo Gandini, não deve demorar muito tempo. O executivo estima que, na melhor das hipóteses, as vendas do EV9 terão início ainda em 2023.