O Civic é um dos carros mais populares da Honda em todo o planeta, mas a 11ª geração do sedã no Brasil não decolou nas vendas, muito por conta do valor elevado . A marca japonesa pretende ocupar a lacuna deixada por ele com um novo SUV, chamado de ZR-V e que já está no Brasil.
Algumas unidades do próximo lançamento da Honda foram flagradas no porto de Vila Velha, Espírito Santo, e divulgadas pelo perfil @carangosPB no Instagram . As fotos mostram todos os veículos na mesma opção de cor.
O SUV é fabricado do México , o que faz com que os impostos referentes à importação da novidade sejam menores do que no caso do Civic , tanto o híbrido quanto o esportivo Type-R , importados, respectivamente, da Tailândia e do Japão .
Construído sobre a plataforma do Civic, o ZR-V será posicionado acima do HR-V . As medidas são 4,57 metros de comprimento, 1,62 m de altura, 1,84 m de largura, 2,65 m de entre-eixos e porta-malas de 380 litros. Seus principais rivais serão o Toyota Corolla Cross , Jeep Compass e Volkswagen Taos .
No México, o SUV é oferecido apenas com motor 2.0 aspirado de 155 cv de potência e 18,8 kgfm de torque. Se essa motorização for repetida por aqui, o ZR-V irá superar o Taos 1.4 turbo em potência (150 cv/25,5 kgfm de torque), mas perderá para o Compass 1.3 turbo (180 cv/27,5 kgfm) e para o Corolla Cross 2.0 aspirado (169 cv/21,4 kgfm). Vale ressaltar que os números de potência e torque citados são sempre na gasolina, já que o ZR-V deve aceitar apenas esse combustível. Vale dizer que alguns desses modelos são turbo e, por isso, os regimes de torque são mais baixos, o que entrega mais desempenho.
Vale ressaltar que não serão oferecidas versões híbridas , até o momento essa opção só é disponibilizada no Japão. Versões com motores turbo são vendidas no mercado asiático, mas descartadas para o Brasil.
O interior apresenta muitas similaridades com o Civic, afinal, compartilham a mesma plataforma. O painel de instrumentos digital de 10,2 polegadas , volante, central multimídia de 9” , retrovisor e até o desenho horizontal do acabamento interno foram vistos inicialmente no Civic.
Segundo a imprensa mexicana e estadunidense, o ZR-V (batizado de HR-V nos EUA) se destaca pelo amplo espaço interno . Vantagens de uma plataforma pensada em um sedã.
A lista de itens internos é complementada por ar-condicionado digital , conectividade com Android Auto e Apple CarPlay sem fio e freio de estacionamento eletrônico.
Voltando ao México, o ZR-V oferece de série oito airbags (dianteiros, de joelho para o motorista e passageiro, e de cortina para os passageiros dianteiros e traseiros), câmera de ré , auxílio de partida em rampa e controle de descida . A versão topo de linha adiciona partida remota do motor , câmera para mudança de faixa e sensor de estacionamento dianteiro e traseiro.
Assim como os demais modelos da Honda, o My Honda Connect será oferecido com o SUV , e permite que o proprietário receba informações sobre o carro e controle algumas funções pelo smartphone.
Ainda não é possível afirmar os preços, mas o ZR-V custa 589.900 pesos mexicanos (R$ 168 mil) na versão de entrada Uniq e 654.900 (R$ 186.720) na versão Touring, a topo de linha. Considerando que o HR-V é oferecido por até R$ 194.800 , a novidade deve chegar custando acima dos R$ 200 mil e se aproximar dos R$ 259.990 cobrados pelo Civic híbrido .