A Volkswagen prepara o retorno do Tiguan para o mercado brasileiro . Na Europa, o utilitário ganhou uma geração completamente nova nesta terça-feira (19), e perdeu a opção Allspace , que era oferecida com chassi alongado - nada impede que ela volte.
A terceira geração do SUV é produzida a partir da plataforma MQB EVO , já utilizada por Golf de oitava geração , Audi A3 e Q6 , além dos Volkswagen Talagon e Tavendor , exclusivos do mercado chinês.
O visual é inspirado no crossover elétrico ID.4 e apresenta uma fina grade abaixo do capô, que conecta os faróis que começam finos e ficam maiores quando se aproximam das laterais do carro. O para-choque apresenta dois elementos em C nas extremidades entradas de ar na base do para-choque e grade com formatos de pequenos quadrados.
Na traseira, o novo Tiguan ostenta a já tradicional lanterna com fundo preto, que se tornou comum nos modelos da marca. A peça percorre toda a traseira do SUV e conta com luzes de LED. Na base do para-choque, o acabamento segue o mesmo padrão da dianteira. O filete com acabamento cromado dá um tom de requinte à versão R-Line do utilitário.
Medindo 4,55 metros de comprimento , 1,64 m de altura , 1,93 m de largura e 2,68 m de entre-eixos , o novo Tiguan está maior e mais alto do que a geração anterior. O porta-malas agora tem 648 litros de capacidade, 33 l a mais do que o Tiguan de segunda geração .
O interior traz um conceito novo, nas palavras da Volkswagen. O principal destaque fica para o sistema de iluminação da cabine, painel de instrumentos totalmente digital , novo head-up display, que projeta informações no para-brisa e uma central multimídia de 15 polegadas com controles por uma manopla giratória no console.
A gama de motores será bem ampla, pelo menos na Europa. Haverão opções diesel ( TDI ) a gasolina ( TSI ), híbrida-leve ( eTSI ) e híbrida plug-in . A Volkswagen não especificou os detalhes das motorizações, apenas que a versão híbrida contará com alcance elétrico de até 100 km .
Entre as novas tecnologias, o Tiguan aposta no controle de chassi adaptativo. Os amortecedores contam com válvulas duplas que podem determinar cargas específicas para cada roda visando mais conforto ou rigidez, dependendo da situação.
Segundo a Volkswagen, os assistentes de condução foram melhorados e o assistente de estacionamento agora pode ser operado até de fora do veículo , utilizando um aplicativo.
O novo Tiguan não deve chegar ao Brasil tão cedo . Por aqui, o facelift versão Allspace da antiga geração chegará ainda neste ano . Essa variante não será oferecida no Tiguan 2025. Nos mercados norte-americanos, por exemplo, que recebiam o Tiguan Allspace , a marca prepara um novo SUV baseado no chinês Tayron .