![ID.4 é o primeiro carro elétrico da Volkswagen no Brasil, mas é oferecido somente por assinatura ID.4 é o primeiro carro elétrico da Volkswagen no Brasil, mas é oferecido somente por assinatura](https://i0.statig.com.br/bancodeimagens/e9/4y/lc/e94ylc46qa4ll3awgc6rkhvpn.jpg)
A Volkswagen foi uma das pioneiras a oferecer veículos eletrificados no Brasil , quando trouxe o Golf GTE em 2019. Desde então, a marca não ofereceu nenhum veículo híbrido , somente o elétrico ID.4 , mas, de acordo com Thomas Schäfer , CEO da marca, esse cenário pode mudar rapidamente.
Schäfer declarou ao site Motor1 Brasil que a Volkswagen vai seguir apostando no etanol , que será chave para a tecnologia de híbridos flex , mas que também pretende produzir um carro 100% elétrico no Brasil até 2026 , mas sem entrar em muitos detalhes.
![ID.Buzz é tratada como sucessora da Kombi e chega ainda em 2023 ID.Buzz é tratada como sucessora da Kombi e chega ainda em 2023](https://i0.statig.com.br/bancodeimagens/8q/au/j9/8qauj99c1dgafsxqulutnr46h.jpg)
“Temos uma perspectiva que deve durar até 20 anos com a hibridização, que é uma solução interessante”. Desde o Golf GTE , a marca não oferece nenhum automóvel híbrido no país, tendo passado diretamente para os elétricos ID.4 e ID.Buzz , aguardada para o segundo semestre, somente no sistema de assinatura .
Ainda de acordo com o Motor1 , para Schäfer, o Brasil se destaca pelo potencial de geração de energia limpa, o que não acontece na Europa, por exemplo. Por aqui, a marca já faz testes com a tecnologia híbrida leve (MHEV) flex, mas não há ainda uma data de lançamento das novidades.
Dos modelos oferecidos no Brasil, somente o Taos conta com uma versão eletrificada no exterior, apesar de a maioria (exceção de Saveiro e Amarok ) utilizarem plataformas da família MQB , que permite híbridos leves em variantes mais sofisticadas, como é o caso do Audi A3 e o Golf de oitava geração , baseados na MQB Evo.
Schäfer ainda explicou que fabricar modelos 100% elétricos por aqui acontecerá somente após a revelação da plataforma MEB+ , uma evolução da atual MEB, utilizada por ID.4 e ID.Buzz .
![Volkswagen ID.2All promete ser carro elétrico popular e pode ser um dos modelos fabricados por aqui Volkswagen ID.2All promete ser carro elétrico popular e pode ser um dos modelos fabricados por aqui](https://i0.statig.com.br/bancodeimagens/9g/i9/zn/9gi9zndv3ds99706mptr8wqlu.jpg)
A MEB+ está prevista para chegar ao mercado em 2026 , epromete alcance de até 700 km e terá cerca de 200 kWh de potência de carregamento. Para efeito de comparação, o ID.Buzz suporta apenas 170 kWh de potência de recarga, enquanto seu alcance é de 400 km .
A Volkswagen prepara a chegada do Tiguan , mas ainda não confirmou qual motorização será utilizada no SUV. No México, o modelo é oferecido com motores 1.4 TSI (150 cv) ou 2.0 TSI (180 cv).