A Renault oficializou nesta segunda-feira (18) que a produção do Kwid será realizada na Colômbia . Em comunicado, a Renault-Sofasa confirmou o investimento de 100 milhões de dólares (cerca de R$ 485 milhões) para viabilizar a fabricação do subcompacto em Envigado a partir de 2025.
Atualmente, o complexo industrial de Envigado produz Logan , Sandero , Stepway e Duster , mas os os três primeiros modelos deixarão de ser fabricados em breve, assim como no Brasil. A produção da atual geração do Duster ainda é incerta, e tem relação com o mercado brasileiro .
A mudança da produção do subcompacto de São José dos Pinhais (PR) para a Colômbia é necessária para a fabricação do Renault Kardian , novo SUV inédito da marca francesa que será produzido no Brasil e exportado para outros mercados da América do Sul. Por aqui, a novidade vai substituir Stepway , Logan e pode acabar com a produção do Captur , que chegou a ter sua fabricação pausada em março .
Outra novidade que pode pintar por aqui nos próximos anos é a nova geração do Duster , que segue em testes na Europa, e deve ser lançada entre 2024 e 2025.
Assim como acontece com o Kardian , um produto pensado para ter mais valor agregado que Stepway e Logan , o novo Duster seguirá a mesma lógica. Segundo os colegas da Mobiauto , os planos para o SUV são ousados e a Renault acredita que o modelo incomodará o Jeep Compass , por exemplo.
Além do Duster, a Dacia , braço europeu de baixo custo da Renault, prometeu o lançamento de um novo SUV do segmento C, baseado no conceito Bigster , exibido em 2021.
Segundo o comunicado, o novo modelo reforça o compromisso da Dacia em produzir modelos com tamanho entre “4,1 e 4,6 metros de comprimento”. Como comparação, o atual Duster mede 4,3 metros . Não há nenhuma confirmação oficial, mas, segundo a imprensa europeia, o novo SUV deverá ser uma versão de sete lugares do Duster de terceira geração .
Seja como for, a produção do Kwid na Colômbia só começa em 2025 , se a Dacia seguir o planejamento inicial e começar a fabricação do novo Duster na Romênia em 2024, então é provável que a novidade chegue ao Brasil em 2025, fechando o ciclo das datas da Renault.
Ainda segundo a Mobiauto , a Renault prepara mais um lançamento para o Brasil nos próximos anos, a picape Alaskan , que chegará para brigar no segmento de médias, já lotado de representantes. Entretanto, o site afirmou que o foco da nova picape será os consumidores que precisam de um veículo robusto, pensando mais no trabalho, e terá como principal rival a Fiat Titano .
A Alaskan é fabricada desde 2021 na Argentina, mas nunca foi oficialmente vendida no Brasil, apesar de já ter sido confirmada . Ainda de acordo com a Mobiauto, a Alaskan que chegará em nosso país será uma segunda geração do utilitário , com visual mais similar ao Kardian, por exemplo.
Por aqui, a Alaskan irá enfrentar a concorrência da Nissan Frontier , com quem compartilha plataforma, e até motorização. O motor das picapes é um quatro cilindros 2.3 biturbo diesel de 193 cv de potência e 45 kgfm de torque e o câmbio é automático de sete marchas.