Desde que a Stellantis assumiu a operação da Peugeot , os franceses voltaram a ocupar uma posição emergente no mercado. A chegada da segunda geração do 208 com adoção do conjunto mecânico de origem Fiat aspirado , e mais recentemente, turbinado , deram uma nova vida ao hatchback e para a Peugeot .
Entretanto, a marca pretende seguir crescendo no mercado brasileiro. Com um posicionamento mais premium que a Citroën dentro da linha da Stellantis , 2024 reserva a chegada da nova geração do SUV 2008 , já confirmado para o Brasil, e há rumores do facelift do 208 , modelo revelado na Europa.
Segundo o site Automotive Business , o utilitário e o hatchback serão responsáveis por estrear o sistema híbrido-leve no Brasil.
"Hoje, com o que temos em oferta no mercado, já chegamos conceitualmente nessa briga pelo top ten. Como qualquer marca que pretende avançar de forma consistente e sólida, temos esse mindset, de mirar alto", afirma Felipe Daemon, vice-presidente da Peugeot para o site Automotive Business.
Segundo o executivo, 2023 e 2024 serão anos importantes para a Peugeot alcançar novos clientes. A aposta será em novos produtos, tecnologias inéditas e também em propaganda , já que a marca era exibida nos comerciais do campeonato brasileiro na televisão fechada, substituída pela Citroën recentemente.
"2023 e 2024, em conjunto, serão os grandes anos da marca Peugeot. Seja por novidades marcantes que traremos para o mercado ou pela maior capilaridade da rede de concessionárias e por nossa maior presença no universo da comunicação", ressaltou Daemon.
De acordo com fontes do Automotive Business , o calendário de lançamentos da Peugeot até 2025 é promissor. O novo 2008 será produzido na Argentina e chegará em versões a combustão e híbrida leve e provavelmente também com opção elétrica , unificando toda a gama do SUV em apenas um visual.
O site ainda confirma a chegada do 208 com o sistema híbrido leve . Essa nova oferta de motorização pode encerrar o ciclo de vida do atual 1.6 16V, comercializado por aqui desde os anos 2000.
Para os próximos anos, a marca ainda estuda trazer o novíssimo e-3008 . O utilitário é o primeiro veículo da plataforma STLA Medium , dedicada exclusivamente para elétricos do grupo Stellantis, e promete até 700 km de alcance (no ciclo WLTP).
Com a chegada do novo 2008 e o fim da atual geração, a fábrica em Porto Real (RJ) não produzirá mais modelos da Peugeot, somente os Citroën C3 , C3 Aircross e o terceiro veículo do projeto C-Cubed . Essa “vaga” pode ser ocupada por um SUV compacto da marca do leão, conhecido internamente como 1008 , mas o executivo desconversou sobre o assunto.
"Temos muita tranquilidade quanto à estratégia regional das plantas da Stellantis e, para nós, tem funcionado muito bem dessa forma. Temos entre os países acordos comerciais muito sólidos e essa é uma importante vantagem que temos como empresa. As oportunidades estão sempre sendo estudadas, em qualquer planta da Stellantis. Quando a gente faz essas análises, olhamos, claro, para o Brasil e para tudo o que temos em nossas mãos, para a região." concluiu o vice-presidente da Peugeot na América do Sul.
Vale lembrar que os rumores de um SUV compacto da Peugeot não são novos. As notíciam datam ainda de 2021, mas esfriaram por conta do Citroën C3 . Entretanto, não devem ter sido descartados internamente, já que desenvolver um carro inédito é um processo demorado.