O câmbio automático já foi visto com certo preconceito pelo público brasileiro, mas atualmente, é o mais procurado entre os consumidores . Já existem modelos que são lançados já sem opção de câmbio manual , inclusive. Separamos carros com transmissão automática mais em conta disponíveis no país:
1 - Fiat Argo Drive 1.3 AT - R$ 94.390
O posto de carro automático mais barato do Brasil
é do Fiat Argo
. Equipado com uma transmissão CVT, que simula até sete velocidades. O motor é o 1.3 “Firefly”
de 107/98 cv no etanol/gasolina e torque de 13,7/13,2 kgfm.
2 - Citroën C3 - Feel Pack - R$ 97.790
O C3
é a grande aposta da Citroën para se tornar uma marca mais popular. A versão de entrada disputa com Renault Kwid
e
Fiat Mobi
pelo posto de carro mais barato do Brasil
, e a opção automática, está entre as mais acessíveis. O motor é o tradicional 1.6 16V
(EC5) que entrega 120/113 cv no etanol/gasolina
e torque de 15,7/15,4 kgfm nos mesmos combustíveis. A transmissão é de seis velocidades
.
3 - Fiat Cronos 1.3 Drive AT - R$ 97.990
Trazendo o mesmo conjunto mecânico do Argo
, mas com mais espaço interno e porta-malas, o Cronos repete a receita do irmão menor. Porém, segundo os dados do Inmetro, seu consumo de combustível é inferior ao do Argo. As médias são de 9,3/11,0 km/l com etanol
na cidade/estrada e 13,3/15,0 km/l com gasolina
. O hatchback registra 8,9/10,6 e 12,8/14,6, km/l nos mesmos ciclos.
4 - Toyota Yaris Hatch e Sedã - R$ 97.990
Na sequência, aparecem os Toyota Yaris , tanto na carroceria hatchback quanto sedã. A motorização nos dois casos é a mesma: Propulsor 1.5 16V de 110/105 cv no etanol/gasolina, torque de 14,9/14,3 kgfm e câmbio automático CVT de sete velocidades . Assim como na dupla da Fiat ( e na maioria dos sedãs ), o três volumes apresenta consumo de combustível mais eficiente.
5 - Chevrolet Onix Hatch AT - R$ 98.250
O Onix
é o principal carro da Chevrolet no Brasil e está sempre entre os mais vendidos do país. O hatchback é o primeiro carro turbo
da lista. O motor 1.0 rende 116 cv no etanol ou gasolina e torque de 16,8/16,3 kgfm com os respectivos combustíveis. A transmissão é de seis velocidades
.
6 - Volkswagen Polo Sense - R$ 99.990
A Volkswagen foi uma das precursoras na oferta de motores 1.0 turbo no país. A unidade “ 170 TSI
” rende 116/109 cv no etanol/gasolina e entrega torque de 16,8 kgfm de torque máximo. O câmbio é do tipo conversor de torque
e possui seis velocidades à frente. A versão sense, inclusive, é a mais recente lançada pela Volkswagen
.
7 - Peugeot 208 Turbo Allure - R$ 99.990
A motorização mais recente do Peugeot 208 é também uma das mais aguardadas desde o lançamento desta geração do Hatch. O propulsor “ T200 ”, que também equipa outros veículos da Fiat , rende 130/125 cv no etanol/gasolin a e 20,3 kgfm de torque independente do combustível, sempre aliado à uma transmissão CVT de sete marchas simuladas . Entre seu segmento, o 208 Turbo é o mais potente, mas também está entre os mais caros.
8 - Chevrolet Onix Plus AT Turbo - R$103.950
O Onix sedã automático
mais acessível é R$ 5.700
mais caro que o hatchback correspondente. Entretanto, além do porta-malas maior e consumo de combustível levemente menor, o consumidor leva para casa exatamente o mesmo carro. A questão aqui é mais necessidade do consumidor.
9 - Hyundai HB20 Comfort Plus - R$105.590
Com o fim da versão Sense , a opção mais em conta do HB20 automático é a Comfort Plus. Segundo a Hyundai, o propulsor 1.0 turbo de três cilindros entrega 120 cv de potência máxima e 17,5 kgfm de torque, tanto no etanol quanto na gasolina. A transmissão também conta com seis velocidades.
10 - Fiat Pulse 1.3 AT - R$ 109.990
Assim como os irmãos menores, o Pulse automático
traz o mesmo motor 1.3 Firefly
de 107/98 cv no etanol/gasolina e torque de 13,7/13,2 kgfm. Porém, o Pulse é o primeiro carro da lista a oferecer a carroceria SUV
, tão procurada pelos consumidores.