Renault Kwid E-Tech é o elétrico mais econômico do nosso mercado
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Renault Kwid E-Tech é o elétrico mais econômico do nosso mercado

Carros elétricos ainda são uma novidade no mercado brasileiro, apesar de apresentarem um crescimento nos números de vendas a cada mês. Com esses veículos a discussão sobre alcance máximo é válida, considerando que a rede de recarga ainda é escassa. Pensando nisso, fomos atrás para descobrir qual o carro elétrico mais econômico do Brasil.

De acordo com o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular do Inmetro, o PBEV, o carro 100% elétrico mais econômico do Brasil é o Renault Kwid E-Tech , com consumo de 0,44 Mj de energia por km rodado. Só que temos que lembrar: você terá que pagar R$ 139.990, contra R$ 71.190 do Kwid convencional de entrada.

Em termos práticos, isso significa que o compacto da Renault consegue percorrer 185 km com uma carga completa nas baterias , de acordo com as medições do Inmetro. Vale ressaltar que o padrão de medição do PBEV é 30% menor que os obtidos nos testes em laboratório. A Renault afirma que a autonomia total do Kwid é de 298 km.

O Kwid E-Tech não é o subcompacto com maior autonomia do mercado. Segundo o Inmetro, ele é superado pelo  Caoa Chery iCar (197 km) e  Fiat 500E (227 km), já considerando a redução de 30% nos testes em laboratório.

O Kwid elétrico é equipado com baterias de íons-lítio de apenas 26,8 kWh de capacidade. Seus rivais já mencionados possuem 30,8 kWh e 42 kWh, respectivamente.  O motor do Kwid E-Tech é de 65 cv e 11,5 kgfm de torque.  A velocidade máxima é limitada a 130 km/h e a aceleração de 0 aos 100 km/h acontece em 14,6 segundos. Os freios são a discos ventilados na dianteira e a tambor na traseira, da mesma forma que o equivalente a combustão.

O desempenho do Kwid elétrico é pior do que o do modelo 1.0 flex
Guilherme Menezes/ iG Carros
O desempenho do Kwid elétrico é pior do que o do modelo 1.0 flex

O Kwid a combustão oferece motor 1.0 capaz de render 71/68 cv e 10/9,4 kgfm de torque máximo (etanol/gasolina)l. O três cilindros o leva de 0 a 100 km/h em 13,2 s e o ajuda a alcançar os 156 km/h. Vale lembrar que o modelo é o carro a combustão mais econômico do Brasil.

Outra diferença entre as motorizações está na quantidade de furos na roda. Na versão a combustão, são apenas três, enquanto na elétrica, por conta do torque maior (disponível de forma instantânea) a Renault optou por usar quatro furos nas rodas de 14 polegadas.

Segundo a Renault, recarregar o compacto de 15 a 80% de nível das baterias leva 40 minutos em equipamentos rápidos de 30 kW. Em Wallboxes de 7,4 kW , a mesma recarga demora duas horas e 54 minutos. Utilizando o carregador portátil, oferecido junto com o carro e que permite conexão em tomadas de 127/220V, o tempo de recarga de 15 a 80% é de 8 horas e 57 minutos. Vale lembrar ainda que nos últimos 20% a velocidade de recarga é diminuída para preservar a saúde das baterias.

Seu visual é praticamente o mesmo do motor a combustão
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Seu visual é praticamente o mesmo do motor a combustão

O PBEV ainda conta com uma estatística interessante. A planilha traz uma tabela de equivalência, transformando o consumo dos veículos elétricos para o formato “km/l”, que já estamos acostumados em veículos à combustão. Segundo a tabela, o consumo do Kwid elétrico equivale a 52,7 km/l na cidade e 39,6 km/l na estrada.

Em termos de dimensões, o Kwid E-Tech mede 3,73 metros de comprimento, 1,77 m de largura (com os retrovisores), 1,5 m de altura e 2,42 m de entre-eixos. O porta-malas possui 290 litros de capacidade.

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