A Volkswagen está preparando novos lançamentos para o mercado nacional. Segundo apuração do Automotive Business , dois novos veículos estão em fase de desenvolvimento e serão fabricados em São Bernardo do Campo (SP), unidade que hoje é responsável por Nivus , Polo , Virtus e Saveiro .
A informação foi confirmada pelo Sindicato dos Metalúrgicos do ABC , que divulgou nas redes sociais o acordo com a fabricante. Segundo o grupo, as novidades são parte do investimento de 1 bilhão de Euros que a Volkswagen fará no Brasil até 2028 . Entretanto, o aporte ainda não foi confirmado pela marca.
A fábrica de São Bernardo do Campo passará por reformas e receberá novos maquinários para poder produzir carros híbridos . Porém, os motores para esses novos carros serão produzidos em São Carlos (SP), fábrica que já produz motores para a Volks.
Contratação de engenheiros
Segundo Wellington Damasceno, Diretor Administrativo do Sindicato dos metalúrgicos, a Volkswagen encaminha a contratação de cerca de 111 novos profissionais , incluindo engenheiros para desenvolver a nova motorização.
E as demais fábricas?
Além da fábrica às margens da Rodovia Anchieta , a Volkswagen ainda fabrica o Polo Track em Taubaté (SP) e o T-Cross em São José dos Pinhais (PR), onde também são montados os Audi Q3 e Q3 Sportback . Ainda não se sabe se as demais instalações fabris também passarão por mudanças para produzir veículos híbridos.
A fábrica paranaense deve ser a segunda a receber os investimentos da Volkswagen , já que existem rumores que apontam para a produção local de uma picape posicionada entre Saveiro e Amarok . Segundo o Automotive Business , a fabricante ainda negocia com o sindicato dos metalúrgicos antes de confirmar o novo veículo, que, ao que tudo indica, será oferecido também com propulsão híbrida .
O assunto picape é um tema muito complexo para a Volkswagen . A Saveiro foi reestilizada este ano , mas já dá sinais de que precisa de uma nova geração, apesar de que o novo visual aumentou as vendas da picape compacta. Fazer a Saveiro crescer pode afastar a parcela do público que necessita de um veículo de trabalho compacto , enquanto adaptar a plataforma do Polo pode ser muito cara. A lógica é investir mesmo no segmento das médias compactas , utilizando aí a base MQB usada pelos modelos mais atuais do fabricante.
Por outro lado, o ex-presidente da Volkswagen na América do Sul e hoje responsável pela fabricante na América do Norte, Pablo Di Si , já afirmou que os concessionários da Volkswagen na região cobram por uma picape , tipo de veículo muito popular nos Estados Unidos, onde a marca não oferece nenhum utilitário voltado para o trabalho.