O mercado de carros elétricos e híbridos está sendo dominado pelas fabricantes chinesas e o Brasil ganhará mais duas marcas em 2024: Omoda e Jaecoo , que originalmente fazem parte do Grupo Chery , mas terão operação independente no Brasil e preparam a chegada de três modelos , que não foram especificados.
A estratégia adotada no Brasil será a mesma já vista em outros países como México , Rússia e Costa Rica , por exemplo. As lojas terão o logotipo de Omoda e Jaecoo , informação confirmada por uma fonte ligada às empresas em outubro. Os planos iniciais constavam com 40 lojas até o fim de 2024 .
Ainda não há confirmação sobre quais modelos serão oferecidos por aqui, mas o Omoda 5 deverá ser o pioneiro. A própria Chery já realizou testes com esse modelo no Brasil, mas por algum motivo não avançou com o lançamento do modelo.
O Omoda 5 ou C5 (dependendo do mercado) é um SUV compacto com caimento de teto cupê equipado com um motor “híbrido leve” 1.5 turbo a gasolina que entrega até 156 cv de potência . Na China, há ainda uma versão 100% elétrica de 224 cv e 450 km de alcance. Medindo 4,4 metros de comprimento, 1,8 m de largura, 1,58 m de altura e 2,63 de entre-eixos , ele tem porte um pouco maior do que o apresentado pelo Honda HR-V ..
No lado da Jaecoo o primeiro modelo deverá ser o 7 ou J7 (dependendo do mercado). O SUV mede 4,45 metros de comprimento e conta com um visual mais conservador e poderá também rivalizar com o Jeep Compass . A motorização do SUV é também híbrida , mas do tipo plug-in . Em outros mercados, essa configuração entrega 156 cv de potência e 22,4 kgfm de torque .
Apesar das ligações com a Chery, no Brasil as marcas não terão nenhuma relação com a proprietária , afinal, a Chery é representada no Brasil pelo Grupo Caoa que até fabrica modelos localmente em Anápolis (GO) e possui uma fábrica em Jacareí (SP) .
Em outubro, uma fonte ligada às empresas afirmou que não acredita em uma disputa judicial entre Omoda & Jaecoo e Caoa , já que os novos produtos “não são associados à Chery”, entretanto, em nota oficial, o grupo Caoa havia informado à reportagem de iG Carros que “ essas marcas só poderão ser produzidas/ importadas e comercializadas exclusivamente pela CAOA aqui no Brasil”.