Omoda C5 apresenta visual mais ousado que os carros da Chery e já está presente no Chile e na Rússia
Divulgação
Omoda C5 apresenta visual mais ousado que os carros da Chery e já está presente no Chile e na Rússia

A Chery é uma das marcas chinesas que está há mais tempo no mercado brasileiro, sempre com o grupo Caoa . Entretanto, com o desembarque de novas marcas asiáticas por aqui, a fabricante de Wuhu irá ampliar suas operações, mas sem o parceiro brasileiro.

As marcas que chegarão são Omoda e Jaecoo , que produzem SUVs de luxo , alguns até compartilham plataforma com os modelos já oferecidos pela Caoa Chery . A atuação das marcas no Brasil será independente, segundo fonte que trabalha para as novas empresas.

O plano é ousado e mira no grupo Volkswagen para obter inspiração. Sob o guarda-chuva da VW estão Bentley , Audi e Porsche , que funcionam de forma independente, mas compartilham tecnologia entre si, o que diminui custos e tempo de desenvolvimento. O objetivo é alcançar o top 10 no ranking de vendas no país .

Para atingir as metas, a Chery terá 40 novas concessionárias no país e até produzirá os veículos por aqui.  A BYD  por exemplo, em quase um ano de operação no Brasil possui cerca de 34 lojas, enquanto a GWM , outra chinesa, aposta nas vendas on-line, concessionárias e stands em shopping-centers.

Voltando a falar em produção, curiosamente, a Caoa possui uma fábrica em Jacareí, interior de São Paulo, que está sendo preparada para fabricar carros eletrificados e deve ficar pronta somente em 2025 .

Em alguns mercados,
Divulgação
Em alguns mercados, "Omoda 5" é vendido como um carro da Chery. No Brasil será vendido como C5, sob a marca Omoda

Ainda não há ordem confirmada para a chegada das marcas no Brasil, mas leitores atentos irão se lembrar da Omoda . O SUV C5 já foi visto em registros de patentes por aqui.

O C5 é equipado com um propulsor 1.5 turbo a gasolina de 156 cv de potência. Esse propulsor conta com o sistema “híbrido-leve”, que substitui o alternador e o motor de partida por uma unidade elétrica. Há também o E5, uma versão  100% elétrica do mesmo veículo, que traz motor de 224 cv e 450 km de alcance máximo.

Interior do Omoda C5 apresenta telas conjuntas, carregador por indução e bancos em couro
Divulgação
Interior do Omoda C5 apresenta telas conjuntas, carregador por indução e bancos em couro

Outra marca que virá por aqui é a Jaecoo (fala-se djêicu), que possui dois SUVs: o J7 e o J8 . O Jaecoo J7 já apareceu por aqui nos registros de patentes como um modelo da Chery , mas deverá chegar pela nova marca.

Essa confusão é “normal” dentro das submarcas chinesas. Dependendo do mercado em que são comercializados, eles podem ir de uma marca para a outra.

Jaecoo deverá ser posicionada no segmento Premium
Divulgação
Jaecoo deverá ser posicionada no segmento Premium

O J7 tem capacidade para cinco ocupantes e é equipado com um motor 1.6 turbo de 183 cv de potência e 29,5 kgfm de torque . O câmbio é automático de dupla embreagem e sete velocidades. Há também uma opção híbrida plug-in de 156 cv e 22,4 kgfm de torque. O J8, de sete lugares, traz motor 2.0 turbo a gasolina ou híbrido.

A posição das marcas chinesas ainda não é oficial. Uma fonte ligada às marcas Omoda e Jaecoo confirmou que a operação no Brasil está sendo estruturada, mas que os produtos serão comercializadas por aqui, sem nenhuma relação com a Caoa .

Jaecoo J7 é maior que o Jeep Compass
Divulgação
Jaecoo J7 é maior que o Jeep Compass

Ainda de acordo com a fonte, os novos produtos não são associados aos carros da Chery , portanto, não deve haver problemas. Dessa forma, o grupo Caoa poderá seguir representando a Chery por aqui com os modelos Tiggo , Arrizo e iCar .

Outros portais da imprensa afirmam que a Exceed  também chegará em breve, mas a fonte com quem tivemos contato afirmou que essa submarca não está nos planos , e que só irá trabalhar com Omoda & Jaecoo , ou O & J .

Segundo a fonte, a operação de Omoda & Jaecoo será conjunta, o que pode facilitar a distribuição e inauguração de concessionários, por exemplo. 

Esse tipo de operação não é novidade por aqui, o a  JLR opera concessionárias da  Jaguar e Land Rover  no mesmo terreno, mas com seções para cada marca.

Exeed já foi especulada por aqui em outros momentos. Alguns modelos já estão até registrados no país. Seus veículos são SUVs de alto padrão com motorização híbrida e elétrica.

Exeed RX é SUV híbrido plug-in que até o momento não foi vendido no país
Divulgação
Exeed RX é SUV híbrido plug-in que até o momento não foi vendido no país

A própria Caoa já mencionou a chegada da Exeed ao Brasil, entretanto, os carros da marca nunca foram oferecidos. A marca está presente em países como Rússia e Chile , por exemplo.

Entramos em contato com a Caoa para entender o seu posicionamento em relação às novas marcas. Confira a nota enviada pela fabricante na íntegra:

“A CAOA e a CHERY celebram 6 anos de um verdadeiro renascimento da marca Chery no Brasil. Com a parceria foi possível criar a marca CAOA CHERY que hoje é sinônimo de qualidade, tecnologia e design e desperta desejo nos consumidores brasileiros. 

A marca se reinventou e ganhou notoriedade em todos os sentidos, assim como toda a estratégia de comunicação e ações realizadas, resultando na transformação da marca e alavancando um expressivo aumento nas vendas e no market share no País. Resultado desse sucesso, é a CAOA Chery estar entre as Top 10 no Ranking de Vendas do setor automotivo no Brasil. 

Omoda, Jaecoo e Exeed pertencem à Chery Group, assim como outras marcas, a Jetour, de veículos de passeio e a Karry de veículos pesados. 

Da mesma forma como a CAOA já opera com os veículos CAOA CHERY, todas essas demais marcas só poderão ser produzidas/ importadas e comercializadas exclusivamente pela CAOA aqui no Brasil.

Conforme já anunciamos anteriormente, a comercialização de novos modelos da Chery Group no Brasil sempre esteve nos planos da CAOA. Neste momento, a CAOA, com todo seu know-how, estuda e avalia o mercado por meio de pesquisas e desenvolvimentos para tornar viável a implantação e venda desses modelos para o consumidor brasileiro.

Inclusive, a CAOA já conta com veículos protótipos em sua planta de Anápolis em fase de testes. Mas, ainda não há uma data definida para o lançamento desses novos produtos em território brasileiro.

 A CAOA vai continuar trabalhando cada vez mais com a Chery em prol do sucesso da CAOA CHERY. Essa parceria vai além do Brasil, com planos futuros de exportação para toda América Latina.”

A partir do posicionamento da Caoa Chery, é possível imaginar que a resolução do impasse não será fácil e rápida. Vale lembrar que a Caoa também possui representação da Hyundai no Brasil e que o grupo fica responsável por trazer modelos importados , enquanto a Hyundai brasileira cuida de produção local de veículos.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!