A Chery é uma das marcas chinesas que está há mais tempo no mercado brasileiro, sempre com o grupo Caoa . Entretanto, com o desembarque de novas marcas asiáticas por aqui, a fabricante de Wuhu irá ampliar suas operações, mas sem o parceiro brasileiro.
As marcas que chegarão são Omoda e Jaecoo , que produzem SUVs de luxo , alguns até compartilham plataforma com os modelos já oferecidos pela Caoa Chery . A atuação das marcas no Brasil será independente, segundo fonte que trabalha para as novas empresas.
O plano é ousado e mira no grupo Volkswagen para obter inspiração. Sob o guarda-chuva da VW estão Bentley , Audi e Porsche , que funcionam de forma independente, mas compartilham tecnologia entre si, o que diminui custos e tempo de desenvolvimento. O objetivo é alcançar o top 10 no ranking de vendas no país .
Para atingir as metas, a Chery terá 40 novas concessionárias no país e até produzirá os veículos por aqui. A BYD por exemplo, em quase um ano de operação no Brasil possui cerca de 34 lojas, enquanto a GWM , outra chinesa, aposta nas vendas on-line, concessionárias e stands em shopping-centers.
Voltando a falar em produção, curiosamente, a Caoa possui uma fábrica em Jacareí, interior de São Paulo, que está sendo preparada para fabricar carros eletrificados e deve ficar pronta somente em 2025 .
Ainda não há ordem confirmada para a chegada das marcas no Brasil, mas leitores atentos irão se lembrar da Omoda . O SUV C5 já foi visto em registros de patentes por aqui.
O C5 é equipado com um propulsor 1.5 turbo a gasolina de 156 cv de potência. Esse propulsor conta com o sistema “híbrido-leve”, que substitui o alternador e o motor de partida por uma unidade elétrica. Há também o E5, uma versão 100% elétrica do mesmo veículo, que traz motor de 224 cv e 450 km de alcance máximo.
Outra marca que virá por aqui é a Jaecoo (fala-se djêicu), que possui dois SUVs: o J7 e o J8 . O Jaecoo J7 já apareceu por aqui nos registros de patentes como um modelo da Chery , mas deverá chegar pela nova marca.
Essa confusão é “normal” dentro das submarcas chinesas. Dependendo do mercado em que são comercializados, eles podem ir de uma marca para a outra.
O J7 tem capacidade para cinco ocupantes e é equipado com um motor 1.6 turbo de 183 cv de potência e 29,5 kgfm de torque . O câmbio é automático de dupla embreagem e sete velocidades. Há também uma opção híbrida plug-in de 156 cv e 22,4 kgfm de torque. O J8, de sete lugares, traz motor 2.0 turbo a gasolina ou híbrido.
A posição das marcas chinesas ainda não é oficial. Uma fonte ligada às marcas Omoda e Jaecoo confirmou que a operação no Brasil está sendo estruturada, mas que os produtos serão comercializadas por aqui, sem nenhuma relação com a Caoa .
Ainda de acordo com a fonte, os novos produtos não são associados aos carros da Chery , portanto, não deve haver problemas. Dessa forma, o grupo Caoa poderá seguir representando a Chery por aqui com os modelos Tiggo , Arrizo e iCar .
Outros portais da imprensa afirmam que a Exceed também chegará em breve, mas a fonte com quem tivemos contato afirmou que essa submarca não está nos planos , e que só irá trabalhar com Omoda & Jaecoo , ou O & J .
Segundo a fonte, a operação de Omoda & Jaecoo será conjunta, o que pode facilitar a distribuição e inauguração de concessionários, por exemplo.
Esse tipo de operação não é novidade por aqui, o a JLR opera concessionárias da Jaguar e Land Rover no mesmo terreno, mas com seções para cada marca.
A Exeed já foi especulada por aqui em outros momentos. Alguns modelos já estão até registrados no país. Seus veículos são SUVs de alto padrão com motorização híbrida e elétrica.
A própria Caoa já mencionou a chegada da Exeed ao Brasil, entretanto, os carros da marca nunca foram oferecidos. A marca está presente em países como Rússia e Chile , por exemplo.
Entramos em contato com a Caoa para entender o seu posicionamento em relação às novas marcas. Confira a nota enviada pela fabricante na íntegra:
“A CAOA e a CHERY celebram 6 anos de um verdadeiro renascimento da marca Chery no Brasil. Com a parceria foi possível criar a marca CAOA CHERY que hoje é sinônimo de qualidade, tecnologia e design e desperta desejo nos consumidores brasileiros.
A marca se reinventou e ganhou notoriedade em todos os sentidos, assim como toda a estratégia de comunicação e ações realizadas, resultando na transformação da marca e alavancando um expressivo aumento nas vendas e no market share no País. Resultado desse sucesso, é a CAOA Chery estar entre as Top 10 no Ranking de Vendas do setor automotivo no Brasil.
Omoda, Jaecoo e Exeed pertencem à Chery Group, assim como outras marcas, a Jetour, de veículos de passeio e a Karry de veículos pesados.
Da mesma forma como a CAOA já opera com os veículos CAOA CHERY, todas essas demais marcas só poderão ser produzidas/ importadas e comercializadas exclusivamente pela CAOA aqui no Brasil.
Conforme já anunciamos anteriormente, a comercialização de novos modelos da Chery Group no Brasil sempre esteve nos planos da CAOA. Neste momento, a CAOA, com todo seu know-how, estuda e avalia o mercado por meio de pesquisas e desenvolvimentos para tornar viável a implantação e venda desses modelos para o consumidor brasileiro.
Inclusive, a CAOA já conta com veículos protótipos em sua planta de Anápolis em fase de testes. Mas, ainda não há uma data definida para o lançamento desses novos produtos em território brasileiro.
A CAOA vai continuar trabalhando cada vez mais com a Chery em prol do sucesso da CAOA CHERY. Essa parceria vai além do Brasil, com planos futuros de exportação para toda América Latina.”
A partir do posicionamento da Caoa Chery, é possível imaginar que a resolução do impasse não será fácil e rápida. Vale lembrar que a Caoa também possui representação da Hyundai no Brasil e que o grupo fica responsável por trazer modelos importados , enquanto a Hyundai brasileira cuida de produção local de veículos.