Enquanto alguns brasileiros sentem falta do Volkswagen Passat , descontinuado em 2020 , o modelo sedã na Europa já saiu de linha para dar lugar ao ID.7 , restando apenas o Passat Variant (perua) híbrida na Europa. No entanto, essa realidade ainda não se aplica à China, onde receberão a nova geração do Volkswagen Passat , chamado por lá de Magotan .
Do outro lado do mundo, o Passat é um sucesso de vendas , atualmente comercializando cerca de 200.000 unidades por ano no mercado chinês, posicionando-se como líder, mesmo diante dos sedãs japoneses.
O novo modelo foi revelado pelo Ministério de Ciência e Tecnologia Chinês (MIIT), apresentando mudanças consideráveis em seu design em comparação com o modelo global, aparentemente para atender melhor aos gostos chineses.
Utilizando a plataforma MQB-EVO , mais avançada do que a utilizada nos Volkswagen brasileiros, como Polo e Nivus , o Passat / Magotan compartilha a estrutura, portas e partes da carroceria com o Passat Variant europeu.
Na dianteira, o sedã médio exibe uma grade maior do que o Passat Variant , com um filete cromado ligando os faróis. Os faróis, mais achatados, lembram um pouco o Honda Civic da atual geração e provavelmente devem ser em Matrix, igual ao Volkswagen Tiguan .
Na lateral, o modelo utiliza rodas de dois tons com acabamento preto brilhante, variando entre 17 e 19 polegadas. A traseira apresenta lanternas semelhantes ao Passat Variant europeu - a lanterna que se estende por todo o porta-malas e um refletor interligado por todo o para-choque, também como a nova Tiguan .
Segundo o registro de patentes na China, o novo Volkswagen Magotan possui 4,99 metros de comprimento , 1,85 metro de largura , 1,48 metro de altura e entre-eixos de 2,87 metros . Comparado ao modelo vendido no Brasil em 2020, ele é 23 cm mais comprido , 2 cm mais largo, 1 cm mais baixo, e possui um entre-eixos 8 cm maior. Um verdadeiro carro de família.
Embora a motorização não tenha sido divulgada, é esperado que as opções não fujam do que já é utilizado. O sucessor do Passat deverá ser equipado com três motores, dependendo das versões: um 1.4 TSI acoplado a dois motores elétricos de 204 cv ou 272, como na Europa, um 1.5 TSI de 150 cv , mesma potência do modelo 1.4 TSI vendido no Brasil, e um 2.0 TSI com 217 cv de potência com câmbio de dupla embreagem.
O Interior mostra uma tela enorme como central multimídia, acabamento em vermelho (talvez dependendo da versão) e um painel de instrumentos digital. Além do novo volante da Volkswagen com comandos sensíveis ao toque, utilizado na Tiguan, Taos e Jetta GLI, aqui no Brasil.