Em janeiro, foi anunciado o novo aporte da Stellantis, como o maior já realizado , segundo o presidente da companhia na América do Sul, Emanuele Cappellano. E agora, este investimento se torna mais do que real - serão R$ 30 bilhões para a região da América do Sul de 2025 a 2030 , tornando-se o maior investimento na história da indústria automotiva brasileira e sul-americana. Serão 40 novos veículos, quatro plataformas globais e desenvolvimento da tecnologia Bio-Hybrid.
Quando mencionamos a Stellantis, no Brasil, estamos mencionando marcas como Fiat (Abarth) , Ram, Jeep, Citröen e Peugeot. A empresa destaca que o montante será direcionado principalmente para a produção de sistemas Bio-Hybrid , que combina eletrificação com motores flex movidos a biocombustíveis (etanol). Esse sistema engloba motorizações híbrido-leve, híbrido convencional e híbrido plug-in.
"Este anúncio solidifica nossa confiança e comprometimento com o futuro da indústria automotiva sul-americana e é uma resposta ao ambiente de negócios favorável que encontramos aqui" , disse o CEO da Stellantis, Carlos Tavares.
No segundo semestre deste ano, um veículo híbrido será lançado nas concessionárias. Embora ainda não esteja confirmado, modelos como Jeep Compass , Renegade, Commander ou até Fiat Toro são possibilidades.
“Entramos em um novo ciclo virtuoso para o Brasil e para a região com este anúncio. Serão implementadas quatro plataformas globais, associadas às tecnologias Bio-Hybrid, mais de 40 modelos, além de oito novos powertrains e aplicações em eletrificação” , detalhou Emanuele Cappellano, COO da Stellantis para a América do Sul.
O grupo tem o objetivo de zerar as emissões de carbono até 2038, com uma redução de 50% já em 2030. O nome do plano estratégico é Dare Forward 2030
O Polo Automotivo Stellantis em Betim, no Brasil, é o centro global da empresa no desenvolvimento da tecnologia Bio-Hybrid . A tecnologia Bio-Hybrid é impulsionada por três powertrains híbridos que serão progressivamente produzidos e introduzidos no mercado. Essas novas tecnologias incluem o Bio-Hybrid; Bio-Hybrid e-DCT com transmissões eletrificadas de dupla embreagem; Bio-Hybrid Plug-In; e BEV (100% elétrico).