A General Motors anunciou nesta quarta-feira (24) o investimento de 7 bilhões de reais em sua operação brasileira no período entre 2024 e 2028 , pensando em criar carros mais sustentáveis para o mercado sul-americano .
Segundo o comunicado oficial da marca, o aporte feito entre 2024 e 2028 e será apenas a primeira fase do ciclo de investimentos . Além de investir em soluções mais ecológicas, a General Motors promete uma renovação completa do portfólio de veículos , desenvolvimento de tecnologias “inovadoras e customizadas para o mercado local”, além da criação de novos negócios .
Além disso, as fábricas da marca no Brasil - São José dos Campos , São Caetano do Sul , Mogi das Cruzes (SP), Gravataí (RS) e Joinville (SC) - serão modernizadas para se tornarem mais “modernas, ágeis e sustentáveis”.
O anúncio ocorreu em Brasília (DF) e contou com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva , o presidente da General Motors, Shilpan Amin , o presidente da GM América do Sul, Santiago Chamorro , e o vice-presidente da GM América do Sul, Fabio Rua .
Esse será o maior investimento realizado pela General Motors no Brasil e, nas palavras da GM, irá “iniciar o período de maior transformação da marca em sua história no país”.
Segundo repórteres convidados para o evento, os executivos da marca não deram muitos detalhes sobre quais modelos serão lançados, apenas reforçaram os seis lançamentos para 2024 , sendo eles dois elétricos ( Blazer EV e Equinox EV ), e que o novo Chevrolet Spin já faz parte deste ciclo de investimentos.
A chegada dos modelos elétricos servirá para a General Motors entender como o consumidor brasileiro avalia esse tipo de propulsão . Vale lembrar que a Chevrolet já ofereceu modelos elétricos por aqui, mas os próximos lançamentos fazem parte de uma família de elétricos muito mais moderna e avançada, e além disso, o mercado está mais receptivo para esses modelos .
Sobre a chegada de modelos híbridos , Amin declarou que a GM precisa entender a reação do mercado às novas tecnologias no longo prazo. A fabricante irá oferecer as tecnologias que o mercado desejar.
Segundo Amin, a General Motors pode se beneficiar por possuir acesso a diversas tecnologias em uso em diversas partes do mundo . Assim, a fabricante pode entender qual forma de propulsão se encaixa melhor no contexto brasileiro e estudar como fazer a portabilidade.
A Chevrolet
afirma que sua visão de futuro é de um mundo “com zero acidente, zero emissão e zero congestionamento
”, o que pode antecipar também um investimento elevado em soluções de mobilidade
e também de segurança embarcada
nos veículos da marca.
O investimento realizado pela General Motors
é superior aos montante que a Volkswagen irá injetar no Brasil entre 2026 e 2028
, que será oficializado no dia 1 de Fevereiro
. A Stellantis
também prepara para o mês que vem o anúncio do seu próximo ciclo de investimentos.