Dacia Bigster finalmente ganhará uma versão de produção
Divulgação
Dacia Bigster finalmente ganhará uma versão de produção

A fabricante romena Dacia , de propriedade da Renault , confirmou a apresentação oficial do Bigster , um “irmão maior” do Duster para o fim de 2024. A novidade faz parte do planejamento da fabricante de oferecer produtos mais refinados e irá se juntar ao Duster , Sandero , Kwid (vendido como Spring ), Logan e Jogger na Europa.

Apresentado como conceito em 2021, o Bigster serviu como base para o desenho da terceira geração do Duster , revelado oficialmente em novembro do ano passado .

A intenção da Dacia com o lançamento é oferecer uma alternativa em relação aos demais SUVs médios na Europa, como Tiguan AllSpace , Ford KugaKia Sportage e Peugeot 3008 , por exemplo, e aposta em um preço mais acessível que os rivais como principal arma.

Lanternas com desenho em Y serão vistas no novo Duster para o mercado europeu
Divulgação
Lanternas com desenho em Y serão vistas no novo Duster para o mercado europeu

Até o momento, baseado no carro conceito, o Bigster deverá ter 4,6 metros de comprimento . Para efeito de comparação, o Duster atual mede 4,37 m de ponta a ponta e 1,83 m de largura. Uma das principais diferenças do Bigster para o Duster será a capacidade de transportar até sete ocupantes no SUV maior .

Além disso, o novo SUV da Dacia, que poderá ser vendido como Renault em alguns mercados como a América do Sul , será construído a partir da plataforma CMF-B , a mesma do Renault Kardian . Essa estrutura permite que o SUV de sete lugares seja oferecido com motorizações híbridas , mas também abre a possibilidade de uma eventual produção nacional .

Linhas retas e para-lamas alargados dão uma sensação de robustez para o veículo
Divulgação
Linhas retas e para-lamas alargados dão uma sensação de robustez para o veículo

A Renault está buscando oferecer produtos de maior valor agregado , o plano que a marca chama de “ Renaulution ”.  A filial brasileira não ficou de fora dessa estratégia, e o próprio Kardian será o primeiro esboço do que a marca pensa para o futuro.

A marca já confirmou o  investimento de 2 bilhões de reais para a produção de um SUV na fábrica de São José dos Pinhais , no Paraná. Além disso, o próprio presidente da marca no Brasil, Ricardo Gondo , confirmou a chegada de um  modelo híbrido que utilizará a plataforma CMF-B.

Com a chegada de mais carros que oferecem a opção de sete lugares , esse segmento pode ser explorado pela  Renault , que não conta com nenhum automóvel em sua gama com essa configuração.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!