A Nissan prepara uma nova geração para a picape Navara / Frontier . A novidade é que a próxima geração da picape, que está no mercado há 10 anos com a mesma plataforma, irá ganhar um novo sistema de suspensão traseira , o que segundo François Bailly , Vice-Presidente de planejamento para África, Oriente Médio, Índia Europa e Oceania) será a correção de um erro .
A Nissan busca fazer da Frontier um carro mais lucrativo e para isso precisa corrigir alguns detalhes no projeto. O modelo vendido atualmente, já sente a idade do projeto e precisa competir com rivais atualizados e muito mais atraentes e equipados.
Segundo o executivo, a principal mudança será no sistema de suspensão traseira . Atualmente, o sistema utilizado pela picape conta com molas helicoidais e braços articulados .
Bailly confessou que um dos problemas da suspensão multibraços na Frontier é que, quando carregada, há muita diferença de altura entre a dianteira e traseira do modelo. “Claramente, não iremos repetir este erro”.
Geralmente, as picapes são equipadas com suspensão traseira no tipo feixe de molas . A suspensão multibraços garante um rodar mais suave e confortável, principalmente para os ocupantes traseiros. Por outro lado, o sistema de feixe de molas é mais indicado para o uso pesado.
A nova Nissan Frontier irá compartilhar plataforma com a nova Mitsubishi L200 Triton , já revelada na Ásia e que deve desembarcar no Brasil ainda em 2024 . Todas as versões da picape da Mitsubishi contam com o sistema tradicional nas picapes, portanto, a Frontier deve seguir o mesmo caminho.
Segundo Bailly, a nova Frontier “precisa ter credibilidade no mercado”, mas não revelou detalhes extras sobre a picape. Por compartilhar a base com a Mitsubishi L200 Triton , podemos esperar motor 2.4 a gasolina de 132 cv de potência; diesel bi-turbo ou com apenas uma turbina, entregando entre 150 e 204 cv de potência.
A capacidade de carga deve ser de acima de 1 tonelada, enquanto a capacidade de reboque na casa das 3,5 toneladas. O modelo deve ser oferecido com opções de câmbio manual e automático de seis marchas, bem como tração nas quatro rodas, assim como a nova Triton . A motorização que a picape da Mitsubishi utilizar no Brasil deverá ser a mesma que a Frontier usará quando chegar por aqui.
A nova Frontier será vendida na Austrália e Nova Zelândia, América do Sul, África e sudeste asiático. O modelo também já foi vendido na Europa, mas só deve retornar ao velho continente quando oferecer algum tipo de eletrificação .