Muitos veículos simbólicos estão trilhando o caminho rumo à eletrificação e hibridização, deixando para trás os motores a combustão barulhentos. Marcas como Ferrari e Lamborghini já estão mergulhando nessa nova era, com a produção de seus primeiros veículos elétricos , mostrando a tendência global das marcas em direção à sustentabilidade e eficiência energética.
Diversos modelos de carros esportivos estão sendo descontinuados, preparando o terreno para uma nova geração de automóveis mais sustentáveis
Alfa Romeo Giulia Quadrifoglio e Stelvio Quadrifoglio
A Alfa Romeo está se despedindo de dois de seus modelos icônicos, o Giulia Quadrifoglio e o Stelvio Quadrifoglio . Ambos os veículos, são conhecidos por terem um desempenho bem forte, com capacidade de levar a família e bagagens. Eles deixarão de ser produzidos com motores a gasolina após 2024. Larry Dominique, chefe de operações da Alfa Romeo na América do Norte, sugeriu a possibilidade de um retorno desses modelos em versões elétricas ou híbridas nos próximos anos.
O Giulia Quadrifoglio é um sedã médio equipado com um motor V6 de 2,9 litros biturbo que gera 520 cv e 61,2 kgfm de torque. Ele é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 3,8 segundos. Enquanto isso, o Stelvio Quadrifoglio, um SUV esportivo, também apresenta a mesma propulsão do irmão sedã: o V6 de 2,9 litros biturbo produzindo 520 cv, alcança a marca de 0 a 100 km/h em 3,6 segundos.
Esses motores são produzidos pela a Ferrari e utiliza um câmbio automático de oito velocidades.
Chevrolet Camaro
O lendário Chevrolet Camaro , que encerrou sua produção em dezembro de 2023, se despede com uma edição especial. Conhecido por seu motor 6.2 V8 de 461 cv e 62,9 kgfm de torque, o Camaro Collection acelera de 0 a 100 km/h em 4,2 segundos. O câmbio é automático de dez velocidades. O modelo também está saindo de linha para voltar eletrificado no futuro.
Jaguar F-Type
O Jaguar F-Type , esportivo britânico, também está em seu último ano. Equipado com um motor turbo de 2.0 litros que entrega 300 cv e 40,8 kgfm de torque, junto ao câmbio de oito marchas, o que faz o F-Type alcançar de 0 a 100 km/h em 5,7 segundos. A Jaguar está migrando para eletrificação, contribuindo para a decisão de descontinuar este modelo.
Nissan GT-R
Após uma longa história de sucesso, a Nissan anunciou o fim da produção do icônico GT-R nos Estados Unidos em outubro de 2023. Disponível nas versões Skyline Edition e Takumi Edition, o GT-R é equipado com um motor V6 biturbo de 3.8 litros, produzindo 565 cv e 65 kgfm de torque. O câmbio é automático de seis velocidades e faz o 0 a 100 km/h em 2,8 segundos. O exemplar também está se despedindo para abrir caminho para a eletrificação da marca.
Porsche 718 Boxster e 718 Cayman
Os modelos Porsche 718 Boxster e 718 Cayman serão descontinuados na Europa devido ao não cumprimento dos regulamentos de segurança da União Europeia, incluindo normas de cibersegurança. No entanto, a Porsche planeja introduzir versões elétricas desses modelos nos próximos anos para continuar atendendo aos mercados europeus.
Nos Estados Unidos, por enquanto, o modelo continua sendo comercializado, assim como no Brasil, onde terá as versões a combustões vivendo com as elétricas. A 718 Boxster (conversível) custa R$ 555.000 e a 718 Cayman custa R$ 535.000.
Equipados com motores 2.0 turbo, esses modelos oferecem 300 cavalos e 38,7 kgfm de torque com câmbio automático de sete marchas Eles aceleram de 0 a 100 km/h em 4,9 segundos.
Outros modelos descontinuados em 2024
Além dos mencionados, outros carros esportivos já deixaram de ser produzidos, eles são : Audi R8, Audi TT, Ferrari F8 Tributo, Ferrari Portofino M, McLaren 720S, Mercedes-Benz CLS cupê e Porsche Panamera Sport Turbo.