Ford Maverick 1970
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Ford Maverick 1970

Nos Estados Unidos, um homem teve uma disputa com a esposa sobre seu Ford Maverick . Ele ficou cinco anos sem dirigir o carro devido à insistência da mulher, que acreditava que ele amava mais o veículo do que ela.

A situação chegou ao ponto em que ela quase vendeu o exemplar por US$ 5 mil (cerca de R$ 28 mil), um valor muito abaixo do mercado, que pode ultrapassar US$ 50 mil (cerca de R$ 224 mil). Na época, ele escolheu ficar com a esposa, mas cinco anos depois, o casal se divorciou por outros motivos. 

Agora, após o divórcio , ele agora planeja restaurar o Maverick , tanto estética quanto mecanicamente, para vendê-lo por um preço justo. Apesar de estar empoeirado, o carro está em bom estado e passou por uma limpeza e revisão com a ajuda do canal de limpeza de carros Percepcar USA 🇺🇸 no YouTube. Ele pretende vendê-lo por US$ 50 mil (cerca de R$ 224 mil) em um evento de carros clássicos, 

Ford Maverick  Divulgação
Ford Maverick Divulgação
Ford Maverick  Divulgação
Ford Maverick Divulgação
Ford Maverick  Divulgação
Ford Maverick Divulgação
Ford Maverick  Divulgação
Ford Maverick Divulgação
Ford Maverick GT Divulgação
Ford Maverick GT Divulgação

O Ford Maverick foi lançado em 1969 nos Estados Unidos, disponível em 15 cores e com motores V6 de 2,8 ou 3,3 litros. A Ford queria oferecer um modelo mais acessível que o Mustang , atraindo um público mais amplo. O Maverick vendeu mais de 500 mil unidades no primeiro ano.

No Brasil, o modelo chegou em junho de 1973 como concorrente do Chevrolet Opala , substituindo o Ford Aero Willys , que saiu de linha em 1971. O veículo americano, importado, disponível nas versões Super 3.0, Super Luxo 3.0 (com V8 opcional) com motores V6, além da configuração mais cobiçada, a GT , com propulsor V8. 

A opção GT, rara e valorizada, contava com um motor V8 302 de 4,9 litros, 197 cv e 39,5 kgfm de torque, com câmbio manual de quatro marchas. As versões Super 3.0 e Super Luxo vinham com motor V6 de 112 cv e 22,6 kgfm de torque, também com câmbio manual de quatro marchas.

O Maverick ganhou popularidade no Brasil com um vídeo de Emerson Fittipaldi pilotando o modelo em Interlagos no ano de estreia em 1973. A versão GT fazia de 0 a 100 km/h em 10,8 segundos, ótimos números para a época. As versões Super 3.0 e Super Luxo tinham carrocerias de duas ou quatro portas, sedã e cupê.

Nos Estados Unidos, a produção do Maverick terminou em 1977 após a Ford substituir o motor oito cilindros por 2,3 litros de quatro cilindros em todas as versões, devido à crise do petróleo. Com isso, o Maverick de 1977 só produzia 99 cv e 16,9 kgfm de torque. Aquele rápido 0 a 100 km/h, era feito em lentos 15,3 segundos. 

E claro, essa propulsão afetou também o Brasil. Porém o modelo permaneceu por aqui mais alguns anos e, em 1978, o Maverick ganhou algumas adições de luxo, como direção hidráulica, câmbio automático, ar-condicionado e uma nova grade dianteira, mas por sua motorização fraca, ficou conhecido como o patinho feio da turma. 

A Ford até considerou fazer um facelift completo para o Maverick , porém o cenário incerto da economia mundial decretou seu fim em 1979, sendo substituído pelo Corcel II , que chegou ao mercado brasileiro em 1978. No Brasil, foram produzidas cerca de 108 mil unidades do Maverick. 

Atualmente o nome Maverick é usado para uma picape da Ford que chegou em 2022 no mercado. Ela possui a motorização 2.0 turbo quatro cilindros de 253 cv e 38,7 kgfm de torque e uma configuração híbrida com motor a combustão 2.5 aspirado quatro cilindros, gerando 194 cv e 28,5 kgfm de torque. Os preços partem de R$ 227.200 e chega a R$ 237.200. 

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