
Maxwell Hazan, renomado construtor de motocicletas personalizadas, está desenvolvendo um projeto audacioso desde maio do ano passado. O especialista decidiu equipar uma moto artesanal com um motor V8 Ferrari de 3,5 litros, originalmente utilizado no modelo F355, produzido entre 1994 e 1999.
O propulsor italiano gera 375 cavalos de potência e permitia que o esportivo F355 atingisse velocidade máxima de 295 km/h. A instalação deste motor em um chassi de alumínio significativamente mais leve promete resultar em desempenho superior e uma experiência sonora única.

Hazan trabalha criando motocicletas exclusivas desde 2012, fabricando peças metálicas manualmente. Suas criações, que geralmente seguem linhas retrô, são tão refinadas que muitas parecem mais adequadas a galerias de arte do que às ruas, alcançando valores de até 125 mil dólares (R$ 741 mil).
Entre os clientes do construtor estão figuras notáveis como o bilionário colecionador Bobby Haas e o ator Jason Momoa. Apesar do foco estético, Hazan também desenvolve máquinas de alto desempenho, como a Saltshaker, com a qual atingiu 350 km/h nas planícies de sal de Bonneville.
Desenvolvimento em andamento
O projeto, batizado de HF355, já apresenta componentes importantes instalados. A motocicleta conta com suspensão dianteira invertida, guidão baixo estilo clip-on, sistema de freios, para-lamas ajustados, escapamento SC Project e um largo pneu slick traseiro de competição.
Em julho de 2024, Hazan divulgou imagens da fabricação do tanque de óleo para o projeto. Atualmente, a motocicleta encontra-se na fase de mapeamento e testes, restando ainda finalizar a carenagem, o painel de instrumentos e os ajustes ergonômicos.
Um dos objetivos mais ambiciosos do construtor é manter o peso total da motocicleta abaixo de 226 kg. Se conseguir, a máquina terá uma relação peso-potência excepcional, considerando que seu motor é maior que qualquer propulsor disponível em motos de produção no mercado atual.
A escolha do motor Ferrari adiciona um elemento extra de exclusividade ao projeto. Com apenas cerca de 11 mil unidades do F355 produzidas em todas as suas variantes, obter um desses propulsores é um desafio, mesmo para um construtor experiente.
O ronco característico do V8 italiano pode ser ouvido em vídeos compartilhados por Hazan em seu perfil no Instagram. Confira a seguir um video do projeto: