As exposições de automóveis no mundo são uma vitrine para difundir os lançamentos de futuras gerações dos veículos. Nessas mostras internacionais são também apresentados os chamados carros-conceito que revelam design, cores da moda e os novos comportamentos de automóveis e picapes que vêm por aí. Agora, a tendência atual é fixar a ideia de que a eletrificação e condução autônoma de um veículo não precisam ser apenas uma questão de eficiência.
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Há um enorme potencial de estilo e de desempenho para veículos elétricos, um fato que a Tesla capitalizou, e outras marcas estão seguindo o exemplo. Falando em Tesla, a empresa anunciou para fins de 2018, o lançamento do seu novo veículo elétrico, o Model 3, e já começou a pré-venda por US$ 35 mil dólares. Apresentado como carro conceito (veículo de pré-produção), no ano passado, esse sedã de quatro portas promete ser o mais barato da marca que revolucionou o setor automotivo.
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Genesis Essentia
Agora no Salão de Nova York, que terminou na semana passada, a Genesis, divisão de carros de luxo da Hyundai, trouxe o seu conceito Essentia Grand Touring EV. O modelo é um veículo futurístico com carroceria em fibra de carbono com um capô longo, uma linha de teto baixa e um interior sofisticado. Inclui faróis ópticos a laser.
O Essentia é totalmente elétrico. Tem uma bateria de alta capacidade e estima-se que o carro vá de 0 a 100 km/h em apenas 3 segundos.
Em termos de tecnologia, o Essentia prevê o futuro da condução conectada. Irá permitir, por exemplo, que o carro mantenha o motorista atualizado com as condições meteorológicas e de tráfego. Ele vai recomendar rotas não apenas na eficiência ou velocidade, mas também na preferência do motorista.
O carro também pode ser adaptado a variadas condições como desempenho, posição do assento, áudio e configurações do chassi para combinar com o motorista e a estrada em particular. O sistema “Intelligent Assistance” permite operar com o controle por voz, incluindo para a conexão à distância diretamente do carro para funções dentro da casa, como abrir a garagem, a porta, desligar o alarme, acender a luz, ligar o ar condicionado e a televisão.
No interior, o Essentia traz uma mistura de materiais diferentes, desde poltronas de couro chevron, fibra de carbono em camadas no painel e no console central e uma tela widescreen. Há também um painel de instrumentos digital para o motorista.
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Conceitos da Volkswagen
A partir de 2020, a Volkswagen lançará o I.D. (Identidade) Family, uma gama de veículos elétricos, em desenvolvimento, para longas distâncias de direção e com um design marcante.
Em março, a montadora alemã apresentou no Salão do Automóvel de Genebra, na Suíça, o I.D. Concept Vizzion. Ele traz o design sedã da marca para os próximos anos. Baseado numa nova plataforma chamada MEB, o carro-conceito apresenta um sistema elétrico de tração nas quatro rodas que oferece 302 cavalos de potência e um alcance de até 441,5 quilômetros de autonomia.
O carro-conceito será dirigido de forma autônoma e operado por controle de voz ou gestos. Graças à inteligência artificial, será capaz de ajustar configurações para todos os ocupantes do veículo e usará a biometria para abrir portas do veículo.
Outros três carros-conceito dessa família também são o compacto I.D. e o utilitário esportivo I.D. CROZZ, estreando como modelos de produção em 2020, e a van I.D. BUZZ , uma nova Kombi que se tornará realidade em 2022.
Conceito da Byton
Exibido no salão de tecnologia de Las Vegas, no início do ano, o carro-conceito Byton é um veículo elétrico (EV) do tipo crossover. Ele foi criado por uma startup que afirma que vai trazer para o mercado o primeiro “verdadeiro carro inteligente". Para ela, isso significa um carro em que os bytes são mais importantes - e uma melhor medida de conveniência - do que cavalos de potência. De fato, o nome Byton é a abreviação de "bytes sobre rodas".
À medida que os carros se tornam mais informatizados, o conceito da Byton que ser uma progressão dessa lógica”. O painel de instrumentos tem uma enorme tela sensível ao toque, o que levou Byton a ressaltar a cabine como um "salão digital".
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Mas o toque é apenas uma maneira de operá-lo. Gestos e comandos de voz são outras formas. O carro tem câmeras para reconhecer seus ocupantes e desbloquear as portas, ativar ajustes de assento, fornecer opções de música, além de vários toques pessoais.
Conceito do passado
A discussão dos especialistas da indústria automotiva é sempre a mesma: quanto desses carros-conceito chegam a ser produzidos exatamente como são mostrados nos salões dos automóveis. É bem verdade que há alguns exageros de design e na praticidade de alguns desses veículos. Mas, não é de hoje que as empresas criam seus conceitos para “testarem” a preferência do consumidor e proporem uma visão antecipada de um futuro lançamento.
O Mustang é um bom exemplo. Um modelo conceitual, preservado até hoje, foi exibido pela Ford em 1960. Quatro anos depois, nascia o esportivo que agradou em cheio. Atualmente, entre as suas versões, há o Mustang Bullitt. Obviamente é um modelo bem diferente do que foi concebido 58 anos atrás.
E agora em quanto tempo toda a modernidade dos carros- conceito de nossos dias será implementada? Eu diria que nos tempos atuais tudo caminha mais rápido.