É uma equação simples: mundo afora, o interesse em veículos híbridos tende a subir em relação proporcional aos preços dos combustíveis. E os SUVs híbridos soam como uma mistura ideal: oferece versatilidade, com interior espaçoso, e economia de combustível acima da média.
LEIA MAIS: Novas vans chegam ao mercado em versões compactas e até elétricas
A tecnologia dos SUVs híbridos combinam a condução silenciosa e livre de emissões de um carro elétrico, ideal para o trânsito urbano, com um tanque de combustível tradicional, bom para dirigir adequadamente na estrada.
Atualmente, as marcas japonesas são as que apresentam alguns dos melhores SUVs (alguns chamados de crossovers) híbridos do mercado mundial. O novo Toyota RAV4 é um dos exemplos que poderá chegar ao Brasil também na versão híbrida.
LEIA MAIS: A nova de Elon Musk: Tesla vai liberar patentes para concorrentes
Trata-se de um carro médio-compacto com potência de 194 cv. Tem sistema AWD elétrico de tração nas quatro rodas, o que também melhora significativamente a economia de combustível quando no modo gasolina. (A Toyota já iniciou seus testes para a aplicação com o etanol, uma exclusividade brasileira).
Novo Honda entre os SUVs híbridos japoneses
A Honda, por sua vez, lançou o novo CR-V Hybrid, aprimorado para a condução urbana. O funcionamento elétrico quase silencioso torna-o uma alternativa suave, refinada e, claro, econômica em relação aos carros movidos à gasolina e diesel.
LEIA MAIS: Segmento de sedãs grandes diminui, mas lançamentos continuam atraentes
Conta com um motor a gasolina de 2 litros e um motor elétrico - juntos, eles produzem 181 cv. É possível selecionar o modo EV para funcionar apenas com energia elétrica. Na maioria das vezes, o CR-V Hybrid funcionará no modo híbrido, usando o motor para fornecer energia ao motor elétrico, acionado pelas rodas.
Já a Nissan apresentou o Rogue Hybrid 2019. Este SUV médio poderia ser muito interessante no mercado brasileiro. Maior que o seu irmão Kicks, vendido aqui, ele combina um avançado motor de 4 cilindros em linha de liga de alumínio de 2.0 litros e 16 válvulas DOHC e uma compacta bateria de íons de lítio com controle de um motor e duas embreagens. A potência conjunta do sistema é de 176 cv.
LEIA MAIS: Fabricantes se unem para lançar inovações
Importado do Japão, o Lexus NX 300 Hybrid já é oferecido no mercado brasileiro. Ele traz como destaque o conjunto mecânico formado pela união de um motor a gasolina de 155 cv e um propulsor elétrico de 143 cv - de forma combinada, com uma potência conjunta de 194 cv. Visando o mercado de veículos sofisticados, chega em três versões: Dynamic, Luxury e F Sport. O preço inicial é de R$ 220 mil.
Os preços dos SUVs híbridos ainda são altos, porém, a previsão é de que com o tempo a tecnologia se torne mais barata. Atualmente, inclusive, muitos países adotam política de incentivos. Afinal, não se trata apenas de dinheiro, mas da melhora da qualidade do ar e da qualidade de vida em grandes cidades.