![O novo Toyota RAV4 AWD é uma das melhores opções entre os SUVs híbridos O novo Toyota RAV4 AWD é uma das melhores opções entre os SUVs híbridos](https://i0.statig.com.br/bancodeimagens/6b/ky/6f/6bky6f6qps7xlgoecikpn2b8b.jpg)
É uma equação simples: mundo afora, o interesse em veículos híbridos tende a subir em relação proporcional aos preços dos combustíveis. E os SUVs híbridos soam como uma mistura ideal: oferece versatilidade, com interior espaçoso, e economia de combustível acima da média.
LEIA MAIS: Novas vans chegam ao mercado em versões compactas e até elétricas
A tecnologia dos SUVs híbridos combinam a condução silenciosa e livre de emissões de um carro elétrico, ideal para o trânsito urbano, com um tanque de combustível tradicional, bom para dirigir adequadamente na estrada.
![O Honda CR-V Hybrid foi desenvolvido para ser um dos SUVs híbridos mais silenciosos com uma boa potência O Honda CR-V Hybrid foi desenvolvido para ser um dos SUVs híbridos mais silenciosos com uma boa potência](https://i0.statig.com.br/bancodeimagens/a5/9w/1j/a59w1jiv48be544uzc7thhz01.jpg)
Atualmente, as marcas japonesas são as que apresentam alguns dos melhores SUVs (alguns chamados de crossovers) híbridos do mercado mundial. O novo Toyota RAV4 é um dos exemplos que poderá chegar ao Brasil também na versão híbrida.
LEIA MAIS: A nova de Elon Musk: Tesla vai liberar patentes para concorrentes
Trata-se de um carro médio-compacto com potência de 194 cv. Tem sistema AWD elétrico de tração nas quatro rodas, o que também melhora significativamente a economia de combustível quando no modo gasolina. (A Toyota já iniciou seus testes para a aplicação com o etanol, uma exclusividade brasileira).
Novo Honda entre os SUVs híbridos japoneses
A Honda, por sua vez, lançou o novo CR-V Hybrid, aprimorado para a condução urbana. O funcionamento elétrico quase silencioso torna-o uma alternativa suave, refinada e, claro, econômica em relação aos carros movidos à gasolina e diesel.
LEIA MAIS: Segmento de sedãs grandes diminui, mas lançamentos continuam atraentes
![O Nissan Rogue é um dos SUVs híbridos médios, com motor 2.0 que gera uma potência combinada de 176 cv O Nissan Rogue é um dos SUVs híbridos médios, com motor 2.0 que gera uma potência combinada de 176 cv](https://i0.statig.com.br/bancodeimagens/dr/yl/vu/drylvursl88wd8ug432tduhdv.jpg)
Conta com um motor a gasolina de 2 litros e um motor elétrico - juntos, eles produzem 181 cv. É possível selecionar o modo EV para funcionar apenas com energia elétrica. Na maioria das vezes, o CR-V Hybrid funcionará no modo híbrido, usando o motor para fornecer energia ao motor elétrico, acionado pelas rodas.
Já a Nissan apresentou o Rogue Hybrid 2019. Este SUV médio poderia ser muito interessante no mercado brasileiro. Maior que o seu irmão Kicks, vendido aqui, ele combina um avançado motor de 4 cilindros em linha de liga de alumínio de 2.0 litros e 16 válvulas DOHC e uma compacta bateria de íons de lítio com controle de um motor e duas embreagens. A potência conjunta do sistema é de 176 cv.
LEIA MAIS: Fabricantes se unem para lançar inovações
![O Lexus NX 300 Hybrid, um dos SUVs híbridos de luxo, é vendido no Brasil em 3 versões a partir de R$ 220 mil O Lexus NX 300 Hybrid, um dos SUVs híbridos de luxo, é vendido no Brasil em 3 versões a partir de R$ 220 mil](https://i0.statig.com.br/bancodeimagens/as/5n/dc/as5ndc96wryvwe6a62lomwvn6.jpg)
Importado do Japão, o Lexus NX 300 Hybrid já é oferecido no mercado brasileiro. Ele traz como destaque o conjunto mecânico formado pela união de um motor a gasolina de 155 cv e um propulsor elétrico de 143 cv - de forma combinada, com uma potência conjunta de 194 cv. Visando o mercado de veículos sofisticados, chega em três versões: Dynamic, Luxury e F Sport. O preço inicial é de R$ 220 mil.
Os preços dos SUVs híbridos ainda são altos, porém, a previsão é de que com o tempo a tecnologia se torne mais barata. Atualmente, inclusive, muitos países adotam política de incentivos. Afinal, não se trata apenas de dinheiro, mas da melhora da qualidade do ar e da qualidade de vida em grandes cidades.