O SUV compacto Tonale PHEV é o primeiro carro  híbrido plug-in da Alfa Romeo que chegará ao mercado em 2020
Divulgação
O SUV compacto Tonale PHEV é o primeiro carro híbrido plug-in da Alfa Romeo que chegará ao mercado em 2020

Fãs da Alfa Romeo, preparem-se para a chegada da era dos carros eletrificados. A montadora italiana acaba de apresentar o SUV compacto Tonale PHEV, mais acessível e híbrido plug-in. Revelado na cor “sangue Rosso Alfa”, característico da marca, ele chega ao mercado em 2020 para confrontar diretamente com Audi Q3, BMW X1 e Volvo XC40, este último o líder da classe.

LEIA MAIS: BMW acelera a eletrificação dos seus modelos com 25 novidades

O SUV Tonale será o primeiro carro eletrificado da Alfa Romeo . Tem um sistema híbrido plug-in que compreende um motor a gasolina na frente e um motor elétrico na traseira - este recarregável numa tomada de energia. Usa o chassi do Jeep Renegade, na sinergia de plataformas dos veículos da FCA, mas a semelhança acaba por aí.

O design do Tonale é inspirado no Stevio, o irmão maior da nova linha de SUVs lançada pela Alfa Romeo
Divulgação
O design do Tonale é inspirado no Stevio, o irmão maior da nova linha de SUVs lançada pela Alfa Romeo

Ainda não há todos os detalhes técnicos, mas sua potência deve ser acima de 236 cv na combinação dos dois motores e é esperada uma autonomia de pelo menos 48 quilômetros. Haverá três modos de condução: Advance, para dirigir apenas com eletricidade; Dual Power, que oferece mais desempenho e velocidade; e Natural, que mistura as fontes de energia elétrica e a gasolina com economia de combustível.

O Alfa Romeo Tonale tem um interior que reúne luxo, comodidade e conectividade de última geração
Divulgação
O Alfa Romeo Tonale tem um interior que reúne luxo, comodidade e conectividade de última geração

O seu estilo é inspirado no Alfa Romeo Stelvio , o SUV grande da linha, bem como nos modelos mais antigos da Alfa Romeo. As rodas de 21 polegadas, por exemplo, têm como referência as do carro esportivo 33 Stradale dos anos 60, enquanto os faróis estreitos de três partes se parecem com os dos cupês SZ e Brera.

LEIA MAIS: SUVs elétricos: Veja a nova safra que vem aí, com modelos de grife

O interior do carro inclui bancos em couro, painéis com luz de fundo, botão de partida montado no volante, visor de instrumento digital de 12,3 polegadas e tela sensível ao toque de infoentretenimento de 10,3 polegadas. Este recurso tem um novo software com foco na facilidade de uso e ampla conectividade. O preço estimado do Alfa Romeo Tonale é de 30 mil euros, algo em torno dos 150 mil reais (é claro, sem os altíssimos impostos brasileiros de importação).

Você viu?

Alfa Stelvio

O Stevio, o primeiro SUV da Alfa Romeo, foi lançado na versão 2020 ainda mais luxuoso e tecnológico
Divulgação
O Stevio, o primeiro SUV da Alfa Romeo, foi lançado na versão 2020 ainda mais luxuoso e tecnológico

O outro SUV da Alfa Romeo, o Stelvio, lançado há dois anos, foi apresentado na sua versão 2020 com o slogan “Beauty Driven by Technology” (beleza conduzindo tecnologia). Baseado no elegante e sexy sedã Giulia, o Stelvio é um SUV de porte grande repleto de tecnologia de conectividade de última geração.

À venda no Brasil, o primeiro SUV da história da fabricante é oferecido em duas versões: Q4, que custa R$ 399 mil (com todos os impostos incluídos), e também a potente Quadrifoglio que custa cerca de R$ 519.900. Este último, tem motor Ferrari V6 3.0 biturbo que produz 510 cv de potência e faz de 0 a 100 km/h em menos de 4 s.

LEIA MAIS: Volvo XC40 elétrico chegará ao Brasil com ênfase na parte da segurança

O Alfa Romeo admite que Stelvio deve oferecer uma configuração híbrida de alto desempenho muito provável a partir de 2020. Pode utilizar uma bateria de 48 volts, combinando um turbocompressor elétrico com o motor turbo a gasolina de 2 litros e quatro cilindros. O trem de força poderia atingir 400 cavalos de potência. O objetivo é posicioná-lo contra as versões híbridas do Volvo XC90 T8, o Audi Q7 e o BMW X7.

Alfa Giulia EV de corrida

Alfa Giulia EV, da equipe Romeo Ferraris, vai disputar a temporada 2020 da competição ETCR exclusiva para elétricos
Divulgação
Alfa Giulia EV, da equipe Romeo Ferraris, vai disputar a temporada 2020 da competição ETCR exclusiva para elétricos

É notável que as marcas esportivas passaram a considerar cada vez mais carros eletrificados em seus portfólios, além de ver essa tecnologia no automobilismo. A Alfa Romeo, por exemplo, realizou uma pesquisa popular em seu site para entender o quê os usuários da marca pensam sobre carros elétricos.

LEIA MAIS: Conheça o megaplano da Toyota para veículos elétricos, híbridos e a hidrogênio

Na área do automobilismo, a preparadora de veículos de corrida Romeo Ferraris, de Monza, na Itália, apresentou o Alfa Romeo Giulia EV em imagem no Instagram. O objetivo é disputar a temporada da ETCR, uma competição de veículos elétricos multimarcas derivados de carros de produção. A competição ETCR, realizada na Europa, é exclusiva para veículos de produção de quatro ou cinco portas. Eles devem usar um motor elétrico com 402 cv (300 kW) de potência máxima e uma bateria de 65 kW.

“Acreditamos que o veículo elétrico será a escolha óbvia para o futuro, não apenas para a mobilidade automotiva, mas também para o automobilismo de competição”, escreveu Michela Cerruti, chefe de equipe Romeo Ferraris, sumarizando o entusiasmo e expectativa pela nova tecnologia dos veículos, como a Alfa Romeo .

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!