O carro é sensacional, mas seu segmento está cada vez mais fraco em vendas. Por esse motivo, a Volkswagen está tirando de linha no Brasil as versões Comfortline e Highline do VW Golf. Quem quiser o hatch médio, agora só terá disponível a configuração topo de linha, GTI, que parte de R$ 149.290 com o motor 2.0 turbo de 230 cv.

LEIA MAIS: Confira 5 modelos que são injustiçados no mercado brasileiro

A nova estratégia para o VW Golf é torná-lo um carro de nicho e símbolo de tecnologia da marca alemã. Tanto é que a versão híbrida, GTE, apresentada no último Salão do Automóvel, será comercializada por aqui até o fim do ano, com propulsor 1.4 turbo e outro elétrico - a potência combinada é de 204 cv.

O fim da produção das configurações 1.0 TSI e 1.4 TSI em São José dos Pinhais (PR) está ligado também ao T-Cross . O novo SUV terá muito mais mercado que o hatch médio, portanto, contará com mais espaço na linha de montagem.

LEIA MAIS: Veja 5 hatches médios seminovos pelo preço de modelos compactos zero km

O GTI, pra quem não lembra, também é nacional, mas com o lançamento da oitava geração - ainda neste ano na Europa -, voltará a ser importado da Alemanha. Isso se realmente vier para o Brasil.

R$ 100 mil por um hatch 1.0?

VW Golf TSi 1.0 tem conjunto bem acertado e consegue aliar bom desempenho com baixo consumo de combustível
Divulgação
VW Golf TSi 1.0 tem conjunto bem acertado e consegue aliar bom desempenho com baixo consumo de combustível

Se você entrar no Monte o Seu do site da Volkswagen , ainda encontrará por lá o Golf Comfortline, com preço inicial de R$ 91.790 e motor 1.0 TSI de 128 cv. Fazendo uma boa pesquisa nas concessionárias, também é possível achar algumas unidades dessa versão à venda.

A grande dúvida é: vale a pena pagar R$ 100 mil (considerando o acréscimo dos opcionais) num modelo que acaba de sair de linha? Não seria melhor esperar pela chegada do Polo GTS - que deverá ter valor equivalente - ou partir para um Golf GTI usado? Esse é o assunto do nosso vídeo da semana.

Reestilizado em junho do ano passado no Brasil junto com o restante da gama, o Golf 1.0 TSI trouxe como principal novidade o câmbio automático Tiptronic de seis marchas - até então, seu propulsor de um litro turbo flex só era oferecido com transmissão manual.

LEIA MAIS: Quanto vai custar o novo Toyota Corolla no Brasil?

Bem equipado, o Golf Comfortline traz de série itens como sete airbags, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, luz diurna de led, controles de tração e estabilidade, rodas de liga leve de 16 polegadas, uma ótima central multimídia com tela sensível ao toque e possibilidade de espelhamento dos sistemas Android Auto e Apple Carplay, volante multifuncional, controlador de velocidade e câmera de ré.

Os únicos opcionais disponíveis são rodas de 17” e teto solar que, ao serem acrescidos, elevam o valor do modelo para R$ 99.040. Recursos como bancos de couro, ar-condicionado digital e até mesmo ajustes elétricos para o banco do motorista fazem falta para um Golf de cifra tão elevada.

LEIA MAIS: 5 coisas que ninguém te contou sobre o Volkswagen Tiguan Allspace

Ao volante, o casamento entre câmbio e propulsor agrada bastante. Os 128 cv e 20,4 kgfm garantem acelerações e retomadas de velocidade satisfatórias do VW Golf 1.0 TSI, além de boas médias de consumo, como você verá no vídeo. Mas daí a valer a compra frente a Polo GTS e GTI seminovo… aperte o play e veja o veredicto.

Escreva para coluna De Carona com Leandro no Youtube ou no Instagram .

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!