Preservar a memória é algo essencial para qualquer sociedade. Foi assim que soubemos da cultura da Idade Antiga, dos tempos obscuros da Idade Média e da fase de ouro do Renascimento. Ela mostra como evoluímos ou não com o passar do tempo. Com os carros, como o leitor deve imaginar, é exatamente a mesma coisa.

LEIA MAIS: VW Santana Executivo foi símbolo de luxo no mercado nacional dos anos 90

Sempre fui fascinado por carros. E com os clássicos da VW do salão, a paixão acende. E é justamente na história dos livros, e atualmente sites, que busco me informar e aprender sobre esse tema incrivelmente belo e atual, já que seguirei falando sobre isso mesmo com a chegada dos híbridos e elétricos.

LEIA MAIS: VW Gol GTI: o primeiro carro nacional que veio equipado com a injeção eletrônica

Recentemente estive no museu da Mercedes-Benz na Alemanha e, como registrado em vídeo, gostei bastante do que vi por lá. Mas ainda faltam pelo menos quatro: o da Audi, em Ingolstadt, o da BMW, em Munique, o da Porsche, em Stuttgart, e o da Volkswagen, em Wolfsburg.

LEIA MAIS: VW Quantum com apenas 3 mil km rodados parece ter saído da cápsula do tempo

Clássicos da VW impecáveis

Entre os clássicos da VW, um dos maiores destaques fica por conta do Gol GTi na cor Azul Mônaco, a original
Renato Bellote/iG
Entre os clássicos da VW, um dos maiores destaques fica por conta do Gol GTi na cor Azul Mônaco, a original

Falando em Volkswagen vale destacar a iniciativa da marca em promover um dia para interagir com os clubes e também para mostrar aos visitantes os modelos que fizeram a história da companhia. O evento foi importante também por conta dos 30 anos do Gol GTI , primeiro modelo nacional equipado com injeção eletrônica de combustível. Inclusive, um deles marcou presença no estande da marca, atraindo a atenção do público.

LEIA MAIS: Brasília Puma: uma rara combinação dos anos 70. Assista ao vídeo 

No último dia 10 de novembro os clássicos, e vários contemporâneos, tomaram conta do espaço externo da SP Expo. A mostra reuniu diferentes estilos e épocas, com destaque para os aircooleds, claro, e os refrigerados a água, uma nova vertente mostrada ao consumidor após o lançamento do Passat nos anos 70.

LEIA MAIS: VW Passat com preparação de época chega nos 120 cavalos. Assista ao vídeo

Além disso dezenas de outros modelos marcaram presença no estacionamento coberto do Salão do Automóvel 2018 . O programa para os modelos selecionados para a exposição, onde eu fui incluído, começou bem cedo partindo do Centro de Treinamento até o Salão em uma grande carreata. Estive por lá com o Fusca.

LEIA MAIS: VW Gol Copa SR: Promoção que customizou modelo para o mundial de futebol 

Iniciativas como essa mostram que algumas marcas se preocupam com sua história e com o aspecto mais lúdico do antigomobilismo: a paixão. Essa mesmo que tive desde a infância e pude ver nos olhinhos curiosos de algumas crianças presentes ao evento. Vida longa aos clássicos da VW ! Vida longa a todas as relíquias automotivas!

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!