Preservar a memória é algo essencial para qualquer sociedade. Foi assim que soubemos da cultura da Idade Antiga, dos tempos obscuros da Idade Média e da fase de ouro do Renascimento. Ela mostra como evoluímos ou não com o passar do tempo. Com os carros, como o leitor deve imaginar, é exatamente a mesma coisa.
LEIA MAIS: VW Santana Executivo foi símbolo de luxo no mercado nacional dos anos 90
Sempre fui fascinado por carros. E com os clássicos da VW do salão, a paixão acende. E é justamente na história dos livros, e atualmente sites, que busco me informar e aprender sobre esse tema incrivelmente belo e atual, já que seguirei falando sobre isso mesmo com a chegada dos híbridos e elétricos.
LEIA MAIS: VW Gol GTI: o primeiro carro nacional que veio equipado com a injeção eletrônica
Recentemente estive no museu da Mercedes-Benz na Alemanha e, como registrado em vídeo, gostei bastante do que vi por lá. Mas ainda faltam pelo menos quatro: o da Audi, em Ingolstadt, o da BMW, em Munique, o da Porsche, em Stuttgart, e o da Volkswagen, em Wolfsburg.
LEIA MAIS: VW Quantum com apenas 3 mil km rodados parece ter saído da cápsula do tempo
Clássicos da VW impecáveis
Falando em Volkswagen vale destacar a iniciativa da marca em promover um dia para interagir com os clubes e também para mostrar aos visitantes os modelos que fizeram a história da companhia. O evento foi importante também por conta dos 30 anos do Gol GTI , primeiro modelo nacional equipado com injeção eletrônica de combustível. Inclusive, um deles marcou presença no estande da marca, atraindo a atenção do público.
LEIA MAIS: Brasília Puma: uma rara combinação dos anos 70. Assista ao vídeo
No último dia 10 de novembro os clássicos, e vários contemporâneos, tomaram conta do espaço externo da SP Expo. A mostra reuniu diferentes estilos e épocas, com destaque para os aircooleds, claro, e os refrigerados a água, uma nova vertente mostrada ao consumidor após o lançamento do Passat nos anos 70.
LEIA MAIS: VW Passat com preparação de época chega nos 120 cavalos. Assista ao vídeo
Além disso dezenas de outros modelos marcaram presença no estacionamento coberto do Salão do Automóvel 2018 . O programa para os modelos selecionados para a exposição, onde eu fui incluído, começou bem cedo partindo do Centro de Treinamento até o Salão em uma grande carreata. Estive por lá com o Fusca.
LEIA MAIS: VW Gol Copa SR: Promoção que customizou modelo para o mundial de futebol
Iniciativas como essa mostram que algumas marcas se preocupam com sua história e com o aspecto mais lúdico do antigomobilismo: a paixão. Essa mesmo que tive desde a infância e pude ver nos olhinhos curiosos de algumas crianças presentes ao evento. Vida longa aos clássicos da VW ! Vida longa a todas as relíquias automotivas!