Antes de falarmos deste exclusivíssimo VW Gol Copa SR, devemos entender a trajetória desse carro que está entre os mais vendidos na história do Brasil. O Gol tem uma portifólio de sucesso no Brasil. A ideia original era que substituísse o Fusca, como o Golf havia feito na Europa em meados dos anos 70, mas a Volkswagen preferiu manter os dois na linha de montagem e ele seguiu uma trajetória própria.

LEIA MAIS: 1.4 Turbo e 1.5R: As duas versões mais apimentadas do “pocket rocket” raiz Fiat Uno

O primeiro deles chegou às ruas em 1980. Trazia inicialmente a mecânica boxer refrigerada a ar do irmão mais famoso, que depois foi colocado no VW Gol Copa SR. É interessante notar naquele momento a decisão da marca em adotar esse motor, visto que o Passat já usava com sucesso um conjunto refrigerado a água.

LEIA MAIS: VW Gol GT é sintese de esportividade há 30 anos e é símbolo de toda uma década

De qualquer forma, o Gol BX teve fãs e também quem não gostasse muito da ideia. Nesse caso o motor boxer de 1,6 litro com 51 cv foi colocado em posição dianteira, assim como o câmbio, o que faz do conjunto algo bem interessante e exclusivo no mundo VW.

LEIA MAIS: VW Variant II: A evolução da espécie do castelo de Wolfsburg

VW Gol Copa e a ousadia da customizadora SR

VW Gol Copa SR: A versão ultra exclusiva de um carro que vendeu que nem água nos anos 80
Renato Bellote/iG
VW Gol Copa SR: A versão ultra exclusiva de um carro que vendeu que nem água nos anos 80

O clássico da matéria de hoje tem uma história bem curiosa. Na Copa do Mundo de 1986 , realizada no México, a Philips fez uma promoção chamada “Se liga, Brasil”, que teve como garoto-propaganda o humorista Jô Soares. Na época até mesmo um disco foi lançado com a mesma proposta publicitária.

LEIA MAIS: VW Karmann-Ghia traz customização de época com acessórios refinados da "irmã" esportiva Porsche

O prêmio pela compra do televisor seria um VW Gol SR , que se definia como um BX fora-de-série, customizado pela Souza Ramos com diferenciais estéticos e um quê de exclusividade típico dos anos 80. Para quem não viveu na época a empresa fez sucesso transformando picapes em máquinas cheias de conforto e também body kits para alguns modelos da Ford e VW.

LEIA MAIS: VW Brasília Dacon: um toque de exclusividade em pleno regime militar, nos anos 70

A promoção sorteou 53 exemplares com essa mesma customização. O carro da matéria teve como ganhador um comprador do interior do Paraná. Inclusive, foi o sobrinho dele que rodou mais de 900 km para fazer a entrega para o atual proprietário.

LEIA MAIS: Chevrolet Chevette GP II foi o esportivo nostálgico da Fórmula 1 que todos os amantes de corridas queriam ter

O VW Gol Copa SR passou apenas por retoques de pintura e está em excelente estado geral. Chamou a atenção a qualidade da montagem da fibra feita pela Souza Ramos e o ronco do boxer ficou legal no clássico Volkswagen. Na próxima matéria falaremos de Karmann-Ghia. Até lá!

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!