A Volvo planeja de tornar seus modelos eletrificados responsáveis por metade das suas vendas globais até 2025. A versão T8 R-Design do SUV de luxo XC90 é um dos carros que entram nessa conta e acaba de chegar ao Brasil. O carro vem com apelo esportivo e tem o Range Rover Velar como principal alvo.
LEIA MAIS: Volvo XC60 diesel: eficiência sueca. Confira avaliação completa
Com preço sugerido de R$ 429.950, o Volvo XC90 T8 R-Design chega com o máximo de equipamentos que a marca sueca pode oferecer e, mesmo assim, mais em conta que o rival da marca inglesa topo de linha, cotado em R$ 487 mil. Entre os itens exclusivos da nova versão há rodas de aro 22, detalhes de fibra de carbono e revestimento de couro nobuck no interior.
O carro também vem equipado com motor 2.0, turbo, que gera 320 cavalos e 40,8 kgfm de torque, movendo as rodas do eixo dianteiro. E a traseiras ficam acopladas ao elétrico, de 87 cv e 24,5 kgfm, somando 407 cv, potência suficiente para acelerar de 0 a 100 km/h em 5,6 segundos, nada mau para um SUV de 2.319 kg. Toda essa disposição também tem como aliada a suspensão a ar, controlada eletronicamente, conforme as mais variadas circunstâncias.
Entre uma série de outros itens, o XC90 R-Design também vem equipado com sistema de som de alta-fidelidade, desenvolvido em parceria com a Bowers & Wilkins, de 1.400 watts, 19 alto-falantes e software de processamento de áudio que simula uma série de ambientes, entre os quais a sala de concerto da Orquestra Filarmônica de Gotemburgo, na Suécia.
LEIA MAIS: Volvo V60 reafirma motivos para salvarem as peruas no Brasil
Rodando pela estrada, o que mais impressiona ao volante do XC90 R-Design é o silêncio absoluto e a sensação de segurança que o carro transmite. Há como escolher por 6 modos de condução diferentes: AWD (tração integral), Pure (elétrico, até 120 km/h), Hybrid, Power (força de ambos os motores), Off-road (fora do asfalto) e Indiviual (personalizado).
O único ponto que precisa melhorar é a ergonomia, por conta de vários comandos estarem concentrados na tela central, o que exige um certo tempo de adaptação para não se perder diante de tantas funções. A Volvo já sabe disso e já trabalha em uma nova central mais fácil de ser usada. Em contrapartida, a projeção das principais informações dos instrumentos no para-brisa facilita a vida do motorista.
LEIA MAIS: Volvo lança XC60 híbrido e instala 250 novos pontos de recarga no Brasil
Na hora de estacionar, o que impressiona é a imagem do carro visto de cima, bem como o sistema que faz o carro se encaixar sozinho em vagas de estacionamento. Além disso, a lista de itens de segurança é longa e inclui piloto automático adaptativo, que mantém distância constante do carro da frente, acelerando e freando sozinho. E ainda o monitoramento que traz o carro de volta para dentro da faixa, o que pode ser útil no caso dos motoristas desatentos ou com sono.
Depois do Volvo XC90 R-Design
Em agosto, a Volvo lança no Brasil a nova geração do sedã S60, em três versões, segundo apurou a reportagem de iG Carros. A que ficará com a maior parte da vendas, deverá ser a T4, também conforme descobrimos. O carro chegará para concorrer com BMW Serie 3, Mercedes Classe C, Audi A4 e companhia. Assim como outros modelos da marca sueca, deverá ter preço bem competivo.
LEIA MAIS: Volvo mostra nova geração do S60 no Brasil pela primeira vez em shopping
O novo sedã S60 será um refresco diante de tantos lançamentos de SUVs. Mas, em meados de 2020, a Volvo terá outra novidade no terreno dos utilitários esportivos. Trata-se do XC40 totalmente elétrico, que passará a concorrer com o Audi E-Tron, cujo lançamento está confirmado pela marca alemã para o segundo semestre.