A Fiat começa a vender a versão HGT, com apelo esportivo, do sedã compacto Cronos. O carro chega com detalhes exclusivos como logos escurecidos, defletor de ar na traseira e rodas de aro 17 pintadas de preto brilhante. Trata-se da versão mais bem equipada do modelo, que tem preço sugerido de R$ 78.490.
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O carro chega um pouco antes do VW Virtus GTS , outro sedã compacto com apelo esportivo, mas que promete ter uma preparação mais convincente, o que inclui motor 1.4 turbo flex, de 150 cv. No Cronos HGT a ideia é apenas oferecer um visual diferente, uma vez que tanto o conjunto mecânico quanto a parte estrutural é a mesma do Precision 1.8.
Ainda entre os detalhes que apenas o HGT tem estão os tapetes com a sigla bordada e, como opcional, capota pintada de preto. Como itens pagos à parte a nova versão do Cronos também pode ter bancos de couro, câmera de ré, retrovisor com rebatimento elétrico, sensores que acionam os faróis e o limpador de para-brisa automaticamente.
Não se empolgue com o visual, estar ao volante do Cronos HGT tem poucas diferenças em relação ao Precision 1.8, motor que não é um exemplo de eficiência. Rende 139 cv e razoáveis 19,3 kgfm a 3.750 rpm com apenas etanol no tanque. São números para acelerar de 0 a 100 km/h em 9,9 segundos e atingir 196 km/h, diz a fabricante.
Como anda o Cronos HGT
O motor E.torQ Evo é um tanto áspero e ruidoso, o que não instiga a acelerar mais forte. Um dos únicos recursos mais modernos que tem disponível é o variador de fase na admissão apenas, o que acaba não contribuindo muito com o rendimento. Não é à toa que uma nova geração de motores da Fiat está a caminho, como o 1.3 turbo flex.
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Outro motivo para não pisar mais forte no pedal da direita é o consumo. De acordo com o Inmetro, com apenas etanol no tanque (de apenas 48 litros), o Cronos HGT faz 7,2 km/l na cidade e 9,6 km/l na estrada, dados que nos pareceram muito animadores, uma vez que, pelo computador de bordo, no trânsito do dia a dia, não conseguimos passar de 5,2 km/l em trechos urbanos.
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O que não ajuda muito numa tocada mais animada é o câmbio automático de seis marchas, com conversor de torque, outro que procura manter o giro do motor o mais baixo possível para conter os gastos com combustível. Portanto, se quiser ter mais agilidade, precisa selecionar as trocas sequenciais, com mudanças de marcha pelas hastes atrás do volante.
Com as rodas de aro 17 montadas em pneus de perfil baixo 205/45R 17 (Pirello P7 a unidade avaliada), o carro fica um pouco desconfortável em piso irregular, mas melhora a estabilidade nas curvas. Aliás, o Cronos HGT vem com controles eletrônicos de estabilidade e tração entre os itens de série.
A direção elétrica é confortável nas manobras, mas para uma versão com apelo esportivo poderia ser mais comunicativa. E os freios funcionam a contento, embora seja a tambor no eixo traseiro, algo que não combina com um sedã com apelo esportrivo.
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O que se destaca é o porta-malas de 525 litros cuja tampa vem com os incômodos “pescoços de ganso”, mas com uma adaptação que se assemelha com o sistema de molas a gás para a abertura e fechamento ficar mais suave. Entretanto, o acabamento poderia ser um pouco mais caprichado, com boa dose de plástico duro e imitação de metal cromado. Veja a seguir como ficaram os preços da linha 2020 do Fiat Cronos .
Cronos 1.3 – R$ 58.990
Cronos 1.3 AT – R$ 61.990
Cronos 1.3 GSR – R$ 66.690
Cronos 1.8 AT – R$ 69.990
Cronos 1.8 Precision – R$ 75.490
Cronos HGT 1.8- R$ 78.490