O ''pulo do gato'' da GWM contra a BYD se chama Ora 03 Skin
Luiz Forelli
O ''pulo do gato'' da GWM contra a BYD se chama Ora 03 Skin

A fabricante chinesa GWM desembarcou no Brasil em maio deste ano, investindo expressivos 10 bilhões de reais . No entanto, vieram com um desafio de enfrentar a BYD , que já havia lançado o gigante Dolphin . Não disposta a ficar para trás, a GWM apresentou o Ora 03 , um hatch também elétrico que vem forte à luta pela liderança.

Custando os mesmos R$ 150.000 que o Dolphin mais acessível, a GWM aproveitou para lançar a versão Skin, uma opção de entrada , mas que oferece mais opcionais e motor do que o oponente. A montadora, em outubro, também apresentou a versão GT .

Testamos o modelo em um curto trajeto pré-definido no caótico trânsito de São Paulo , durante 45 minutos. Ou seja, gostaria de ter andado mais. Mas devido às poucas unidades disponíveis, que chegaram em outubro, tivemos que dividir os hatchs elétricos no trajeto de ida e volta com os demais jornalistas. 

Enquanto a versão GT possui 63 kWh de bateria, a opção Skin entrega 48 kWh
Luiz Forelli
Enquanto a versão GT possui 63 kWh de bateria, a opção Skin entrega 48 kWh

PARECE PEQUENO, MAS NÃO É 

O visual do Ora 03 Skin é bastante peculiar, o que lembra uma mistura de diferentes carros, na minha opinião. A frente e os botões centrais do interior trazem à lembrança do Mini Cooper, enquanto as rodas tem um toque de Porsche . E por fim, o modelo apresenta uma forma arredondada do Fiat 500 .

Quanto à traseira, quem bate o olho, parece que o veículo não possui lanternas, mas elas estão "escondidas" em uma base do vidro e são interligadas. Embora seja pouco provável, há a possibilidade de problemas caso o vidro seja danificado, seja por uma chuva de granizo ou por uma pedra - isso pode ser um empecilho grande, já que é a mesma peça. As setas também não foram da melhor engenharia. Elas ficam acopladas embaixo, como do Hyundai HB20

As lanternas são FULL LEDs, assim como os faróis arredondados na parte da frente, que também contam com o sistema antiofuscamento e DRL .

O Ora 03 Skin parece ser pequeno em fotos, mas ele é maior ao olho nu. Por mais que ele tenha as dimensões de hatch, em entre-eixo, só perde para o Dolphin que tem 5 cm a mais. Ele mede 4,24 m de comprimento , 1,60 m de altura , 1,83 m de largura e entre-eixos de 2,65 m , o mesmo de um T-Cross.

O espaço traseiro é amplo. Sobraram três dedos entre o meu joelho e o banco da frente,  que estava ajustado para minha altura de 1,87 metros. Durante o test-drive, o que me incomodou foi o banco traseiro afundado, o que causou um certo enjoo. Além disso, a ausência de uma luz de cortesia na parte traseira faz falta.

O porta-malas também não é o maior comparado com o BYD Dolphin. A perda é grande e faz falta. São 228 litros contra 250 litros do oponente. Os 22 litros fazem falta e é o tamanho adequado para comportar mais uma mala pequena. 

Porta-malas de 228 litros é um ponto negativo comparado aos concorrentes
Luiz Forelli
Porta-malas de 228 litros é um ponto negativo comparado aos concorrentes

COMO ANDA O ORA 03 NA CIDADE

E é aqui que a diferença do Ora 03 Skin começa a valer a pena em comparação com o Dolphin . Enquanto o concorrente oferece apenas 95 cv de potência e 18,3 kgfm de torque na versão de entrada , a versão Skin do Ora oferece o mesmo motor da opção GT , que custa R$ 184.000 - 171 cv de potência e 25,5 kgfm de torque. 

Nas pouquíssimas aceleradas que dei, o Ora 03 respondeu de forma eficiente em ultrapassagens graças ao torque instantâneo, proporcionando até uma colada no banco durante as acelerações. Além de ser bem silencioso com um excelente isolamento acústico.

A suspensão se apresentou macia, garantindo um grande conforto nas condições das ruas de São Paulo. Mesmo ao passar por buracos, a sensação de pouco balanço na cabine é notável, graças à configuração da suspensão McPherson na frente e molas helicoidais na traseira. O aro de 18 polegadas e pneus com perfil 215/60 também contribuem para o balanço.

O Ora 03 Skin também apresenta as mesmas configurações de condução do seu irmão com cara de esportivo. São cinco modos para o motor elétrico atuar: Eco, Normal, Esportivo, Espotivo+ e Automático. Os destaques ficam para os modos Eco , que ajuda na maior regeneração do modelo , e o Esportivo, que deixa o pedal mais sensível e uma pegada mais divertida - o que entrega uma sensação de grudar no banco nas aceleradas.

E os modos de conforto do volante elétrico progressivo: Conforto, Normal e Esportivo. 

A diferença de esportividade e motorização é grande em comparação com o Dolphin. Mesmo possuindo a mesma velocidade máxima limitada de 160 km/h , a pegada inicial do GWM acaba levando uma vantagem bem maior, já que o 0 a 100 km/h é de 8,2 segundos (Dolphin faz em 10,9 segundos).

A bateria é de 48 kWh com autonomia divulgada pelo Inmetro de 232 km. Mas segundo testes da GWM no Brasil, a autonomia pode chegar perto dos 300 km . Em um carregamento de corrente alternada (AC), o Ora pode recuperar a energia de 10% a 80% em cinco horas . Já no carregamento de corrente contínua (DC) , o modelo carrega em até 40 minutos. 

Interior apresenta acabamento premium e com cores misturado com o bege e a cor do exterior
Luiz Forelli
Interior apresenta acabamento premium e com cores misturado com o bege e a cor do exterior

INTERIOR E CONECTIVIDADE 

A GWM disponibiliza quatro cores para o exterior que repetem a cor do interior. São: Branco Ágata, Vermelho Brava, Preto Hematita e Azul Copacabana. As cores do exterior se repetem com o interior em uma cor bege, exceto o Preto Hematita que é apenas preto ao todo pelo painel. 

O couro que reveste a parte interna do veículo é ecológico e recheado de cores vivas. Os materiais são de excelente qualidade e bem caprichados. As portas, revestidas em couro, possuem acabamento também de soft-touch. No painel também há soft-touch e alguns apliques em plásticos, mas nada que incomode. 

O volante multifuncional possui ajustes de altura e profundidade, o que agrada na hora da condução. Os botões são físicos, por mais que pareçam touch. Ao lado esquerdo é possível ajustar estações e volume do multimídia, e ao lado direito os ajustes do painel de instrumentos de 10,25 polegadas.

Algo que achei bem limitado é a personalização do painel de instrumentos. É possível alterar apenas à parte direita para ver consumo, odômetro, bateria e calibração dos pneus. Pelo tamanho, poderia oferecer um pouco mais de personalização. 

O ajuste do piloto automático adaptativo fica posicionado atrás do volante, como o Haval H6. Além do reconhecimento de placas de velocidade.   

A tela central de 10,25 polegadas , que é interligada com o painel de instrumentos, é de boa resolução e qualidade. As informações são práticas e acessíveis. A central possui emparelhamento com Apple CarPlay e Android Auto sem fio . Além do ajuste de volume de acordo com a velocidade do veículo pelos seis alto-falantes. O Ora 03 possui três entradas USB, mas tipo A. 

O desagrado fica para o de sempre da GWM: optar por colocar todas as funções de ventilação e ar-condicionado na tela multimídia. Se houvesse um atalho, pelo menos, poderia facilitar. 

Por mais que o Ora 03 ofereça diversos porta-objetos e grandes espaços para guardar as tralhas do dia-a-dia, o modelo não possui carregamento por indução como seu irmão esportivo. Também não há ajustes elétricos no banco do motorista. 

As setas e luzes de ré são acoplados abaixo, como vemos no HB20
Luiz Forelli
As setas e luzes de ré são acoplados abaixo, como vemos no HB20

ABARROTADO DE TECNOLOGIA E COMODIDADE

Aqui é outro tema que o GWM Ora leva em relação ao BYD Dolphin . Os pacotes de segurança e tecnologia são recheados. A GWM disse que o pacote semi autônomo é 2+, ou seja, o suficiente pelo preço e tamanho do veículo. São sete airbags que acoplam o modelo, além das cinco estrelas no LATIN NCAP.

Os principais são o piloto automático adaptativo stop & go (ACC) , assistente e centralizador de faixa (LCK) , smart cornering (CBC) , função que reduz velocidade do veículo ao perceber que haverá uma curva à frente. Além de assistência frontal, lateral, que possui o desvio inteligente de caminhões, e também assistência traseira. 

Os mesmos sistemas de seguranças da versão mais cara também estão presente na versão de entrada
Divulgação/GWM
Os mesmos sistemas de seguranças da versão mais cara também estão presente na versão de entrada

A câmera 360º também é um grande auxiliar na hora de estacionar. Ela atua na hora de colocar marcha ré, ou na hora de colocar seta. Entretanto você pode acioná-la automaticamente. São nove opções de visualizações que ajudam na hora de fazer o meio-fio, estacionar em vagas apertadas, entre outros. 

Lembrando que o Ora 03 Skin não possui sensores dianteiros, apenas de ré, que mostra quantos cm o veículo está de tal objeto. 

A versão de entrada do Ora é uma boa opção de compra no mercado, principalmente para quem quer iniciar a trajetória com carros elétricos sem medo. Por isso, a GWM está oferecendo o ''Pacote Tranquilidade'' que oferece 50% de desconto no carregador do tipo Wallbox , oficina remota + carro de cortesia, dois anos de proteção total de bateria (defeitos fora da garantia) e financiamento com recompra garantida. 

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