O Equinox é um dos carros mais populares da Chevrolet nos Estados Unidos , mas no mercado brasileiro não emplaca muito. Em 2022 foram 1.768 emplacamentos , enquanto no ano passado, 4.067 . Nos Estados Unidos, a marca apresentou a quarta geração do Crossover , que pode desembarcar por aqui.
As linhas arredondadas ficaram no passado, e o Equinox agora apresenta um design mais musculoso e digno de um “ SUV raíz ”. A grade frontal com contornos retangulares ajuda a passar a ideia de robustez, complementada pelos para-lamas alargados. Os faróis em dois elementos lembram os utilizados pela Montana .
Nas laterais, o Equinox agora oferece arcos de roda quadrados e com apliques plásticos. A coluna C traz um design ângulado, assim como o Traverse .
Na traseira, os designers da marca da gravatinha se inspiraram no Blazer elétrico , mas com dimensões maiores e com um desenho mais tradicional. O para-choque traseiro conta com um grande aplique prateado, mas que pode ser pintado em preto brilhante dependendo da versão.
Esse visual não é novidade, e já havia sido revelado em julho do ano passado na China .
Inicialmente, serão três versões: LT , Activ e RS . A RS , assim como em outros modelos da marca, é a topo de linha e traz apliques pretos e visual mais esportivo e traz itens exclusivos como para-choque dianteiro e grade.
A versão Activ é a que oferece uma pegada off-road e é a grande novidade da nova geração. Essa opção conta com rodas de 17 polegadas e pneus preparados para todos os terrenos . Além disso, a variante traz teto na cor branca.
O Equinox
agora mede 4,65 m de comprimento; 1,90 m de largura; 1,66 m de altura e 2,73 m de entre-eixos. Uma diferença de apenas 51 mm de largura
a mais do que a atual geração vendida no Brasil
.
Cabine muito mais moderna
Internamente, é onde o Equinox mais apresenta avanços em relação à geração anterior. A cabine apresenta a nova linha de design da marca e traz um painel de instrumentos de 11 polegadas e uma central multimídia de 11,3” , que já conta com sistema operacional do Google.
O painel conta com materiais sensíveis ao toque , ar-condicionado de duas zonas com controles físicos, partida por botão. As saídas do sistema de ventilação nas laterais e o volante parecem ser os mesmos apresentados pelos elétricos Blazer e Equinox EV .
O console central é do tipo flutuante e traz seletor de modo de condução em um controle redondo e dois porta-copos. O seletor de marchas é instalado na coluna de direção.
Na versão RS , o padrão é o mesmo apresentado pela linha RS brasileira , sendo o estofamento todo preto com costuras vermelhas e apliques em preto brilhante.
A versão Activ
traz plásticos na cor cinza, mas diversos detalhes são em tom caramelo, presente no centro dos bancos, portas e painel frontal. As laterais dos bancos contam com couro na cor preta.
Quase tudo novo
Sob o capô, o motor será o já conhecido 1.5 turbo de quatro cilindros que agora entrega 177 cv de potência e 28 kgfm de torque. Esse propulsor também equipa o modelo vendido no Brasil. Entretanto, de acordo com a Chevrolet , a unidade ganhou novas calibrações para ficar mais potente e eficiente.
A transmissão automática de seis velocidades dá lugar a duas opções de câmbio. As versões com tração dianteira , serão equipadas com uma caixa automática do tipo CVT , enquanto os modelos com tração nas quatro rodas contarão com uma transmissão automática de oito velocidades .
De série, o Equinox já conta com controle de cruzeiro adaptativo, frenagem automática de emergência, assistente de permanência em faixa e de mitigação de colisão, alerta de mudança de faixa e de ponto cego, assistente de estacionamento traseiro, alerta de tráfego cruzado com frenagem de emergência e câmera traseira.
O modelo chegará às lojas dos Estados Unidos até o meio do ano . Produzido no México , é possível que o modelo também seja oferecido no Brasil, assim como a terceira geração do SUV.